Diário de São Paulo
Siga-nos

Ferrari apoia “promissora” proposta de corridas classificatórias na Fórmula 1

Chefe da Ferrari, Mattia Binotto disse que a equipe apoia a "promissora proposta" de realização de uma corrida classificatória aos sábados para decidir as

Ferrari
Ferrari

Redação Publicado em 01/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h43


Chefe Mattia Binotto diz que seria interessante categoria mudar para ter mais corridas espetaculares e imprevisíveis; em 2021, formato pode ser adotado em três GPs, como São Paulo

Chefe da Ferrari, Mattia Binotto disse que a equipe apoia a “promissora proposta” de realização de uma corrida classificatória aos sábados para decidir as posições de largada das provas de Fórmula 1. A intenção da categoria é experimentar esse formato em três provas na temporada 2021: Montreal (Canadá), Monza (Itália) e Interlagos (Brasil).

– A equipe esteve muito envolvida nas conversas sobre o plano. Acreditamos que mudar para corridas mais espetaculares e eventualmente imprevisíveis será ótimo.Somos próativos nas discussões. Estamos apoiando uma mudança se essa mudança de alguma forma atingir a meta e o objetivo que acabei de mencionar – disse Binotto ao site “Autosport”.

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, no GP de Portugal F1 2020 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, no GP de Portugal F1 2020 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Em fevereiro, as equipes não aprovaram inicialmente a proposta e pediram mais detalhes de como o formato seria implantado. No entanto, a direção da F1 deixou a reunião otimista de que um consenso será atingido para levar a proposta adiante já na temporada 2021. Uma resolução deve sair nos próximos dias.

– As discussões estão em andamento. As discussões no momento pelo menos parecem promissoras para um bom resultado. Mas ainda acho que precisamos olhar todos os detalhes. Os detalhes farão a diferença nesse aspecto. Portanto, acho que o trabalho em equipe realmente precisa continuar e, com sorte, encontraremos uma boa solução – comentou o dirigente italiano.

O grid de 2020 da F1 — Foto:  Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Image

O grid de 2020 da F1 — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Image

Pelo formato proposto, a sexta-feira seria reservada a um treino livre e a uma sessão para decidir as posições de largada da corrida classificatória a ser disputada no sábado. Esta prova teria duração mais curta e decidiria o grid de largada da corrida de distância normal no domingo.

Uma das questões envolvidas nas discussões é a distribuição – ou não – de pontos nas corridas classificatórias. Uma das possibilidades aventadas é a de as provas de sábado valerem metade da pontuação normal de um GP, ou seja, com um sistema de 12,5 pontos – 9 – 7,5 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 – 0,5 para os dez primeiros colocados.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias