Diário de São Paulo
Siga-nos

Fernando Holiday: O problema dos presos na crise do coronavírus 

O problema dos presos na crise do coronavírus Em meio à crise do coronavírus existe um problema muito grave: temos presídios lotados com um ambiente

Fernando Holiday: O problema dos presos na crise do coronavírus 
Fernando Holiday: O problema dos presos na crise do coronavírus 

Redação Publicado em 25/03/2020, às 00h00 - Atualizado em 31/03/2020, às 14h43


O problema dos presos na crise do coronavírus

Em meio à crise do coronavírus existe um problema muito grave: temos presídios lotados com um ambiente extremamente propício para disseminação do vírus. Esbarramos em um confronto de questões humanitárias, não podemos soltar os presos, pois esses colocariam em risco a população acrescentando à pandemia uma crise de segurança pública, mas também precisamos aumentar esforços para que os presos não sejam contaminados e morram em massa nas celas. Isso seria desumano e incivilizado.
Portanto, medidas como a da Justiça de SC, que soltou mais de mil presos, são completamente equivocadas. Apesar dos cuidados que temos de ter com a população carcerária, não podemos esquecer que esses homens que estão lá são criminosos e apenas pagam pelo mal que fizeram à sociedade.
Não podemos colocar em risco a vida e o patrimônio dos trabalhadores que conquistaram o que têm de forma honesta e, por isso, não estão detidos em um presídio. Expor uma sociedade já fragilizada pela crise do coronavírus (tanto em termos de saúde quanto em aspectos econômicos) a uma crise de segurança é de uma irresponsabilidade ímpar.
Se a intenção é proteger os presos do vírus, que as visitas sejam canceladas e eles fiquem mais isolados do que já estão, além da destinação de artigos de higiene para os mesmos. Qualquer coisa fora disso não passa de burrice e maldade para com o cidadão de bem.
No começo da crise o Governo de São Paulo vacilou, permitindo rebeliões e a fuga de presidiários por todo o Estado, mas a remissão veio logo depois, com a captura dos fugitivos e agora com uma medida inteligente que deve ser copiada por outros estados.
Muitos presos já têm o direito de trabalhar e a ideia que está sendo aplicada em São Paulo é utilizar o trabalho desses presos para produzir máscaras para os hospitais e pessoas em geral, cerca de 320 mil serão produzidas. Uma forma honrosa para a remissão dos bandidos com a sociedade.
Compartilhe  

Tags

últimas notícias