Diário de São Paulo
Siga-nos

Feriado antecipado em SP tem bairros com lojas abertas e pessoas nas ruas

Ontem, no primeiro dia do feriado antecipado para tentar aumentar o isolamento social na cidade de São Paulo teve movimento grande de pessoas nas ruas, lojas

Feriado antecipado em SP tem bairros com lojas abertas e pessoas nas ruas
Feriado antecipado em SP tem bairros com lojas abertas e pessoas nas ruas

Redação Publicado em 21/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h31


Movimento nas rodovias foi abaixo da média, mas comércio não essencial foi flagrado em funcionamento em alguns bairros da capital.

Ontem, no primeiro dia do feriado antecipado para tentar aumentar o isolamento social na cidade de São Paulo teve movimento grande de pessoas nas ruas, lojas abertas, mas índices de trânsito zerados.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em sessão extraordinária virtual nesta segunda-feira (18) o projeto de lei que permite a antecipação de feriados municipais na cidade de São Paulo. O objetivo da proposta enviada, pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), é aumentar o isolamento social por meio de um “feriadão” nesta semana. O governador João Doria (PSDB) sinalizou que pode decretar lockdown se a situação do Covid-19 se agravar após o feriado.

Nesta quarta-feira (20), São Paulo e outras quatro cidades da Grande São Paulo tiveram o primeiro dia de um recesso que vai, pelo menos, até domingo (24). Já outras cidades da região metropolitana, como as do Grande ABC, só vão parar na sexta-feira (22).

Na região da Avenida dos Remédios, limite entre Osasco e a Zona Oeste da capital, o movimento era grande tanto do lado que pertence a São Paulo quanto na cidade vizinha. Muitos comércios não essenciais, que não poderiam abrir durante a quarentena decretada no estado, estavam funcionando nesta quarta.

O movimento nas estradas que ligam a capital ao interior e litoral nesta quarta ficou abaixo do registrado no mesmo dia da semana passada, quando não havia feriado.

O sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital ao litoral, registrou queda de 35,3% na movimentação de veículos leves nesta quarta-feira (20) em comparação com a anterior (13). Desceram ao litoral 31.905 veículos hoje, contra 49.294 que utilizaram o sistema na quarta-feira da semana passada.

O feriado prolongado na capital gerou apreensão em várias cidades do interior e do litoral pela possibilidade do aumento no número de turistas.

A capital não registrou nenhum quilômetro de congestionamento nas vias monitoradas pela CET-SP. Apesar de não haver lentidão nas principais vias, o movimento de veículos foi grande em algumas avenidas importantes da cidade.

Compartilhe  

últimas notícias