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FAQs: tudo para assistir à rodada dupla de Valência da Fórmula E

Redação SP

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FAQs: tudo para assistir à rodada dupla de Valência da Fórmula E

Quinta e sexta etapas da sétima temporada serão as primeiras corridas da categoria na Espanha

A Fórmula E chega, neste fim de semana, ao ePrix de Valência, que assim como em Diriyah e Roma, terá uma rodada dupla, com atividades no sábado e no domingo. A sétima temporada já tem quatro vencedores diferentes em quatro provas e os canais SporTV mostram ao vivo das classificações e das corridas. Por isso, resolvi trazer aqui no Voando Baixo, algumas FAQs (Frequently Asked Questions: perguntas feitas frequentemente) sobre a categoria. Confira abaixo:

O SporTV2 transmite a classificação da quinta etapa no sábado, a partir das 6h (de Brasília), e a corrida a partir das 9h45. No domingo, a sexta etapa terá o qualifying às 5h e a prova às 8h45. Eu estarei nos comentários com Luiz Felipe Prota na narração.

Largada da última etapa da Fórmula E em 2020, em Berlim — Foto: FIA Fórmula E

Largada da última etapa da Fórmula E em 2020, em Berlim — Foto: FIA Fórmula E

– O que é a Fórmula E?

 

Categoria de monopostos elétricos que está em sua sétima temporada.

– Como são chamadas as corridas?

 

As etapas da Fórmula E são batizadas de ePrix, em referência aos tradicionais Grand Prix (na tradução, Grandes Prêmios).

– Qual o carro usado na categoria?

 

Desde 2018, com a chegada da segunda geração, o chassi é o Spark SRT05E (ou Spark Gen2). Todos os carros são iguais, com exceção do trem de força – como é chamado o motor elétrico. O peso mínimo (com o piloto) é de 903 kg, a potência máxima é de 250 KW (o equivalente a 340 cv) e a velocidade máxima chega aos 280 km/h. Mas o impressionante é o torque: a aceleração de 0 a 100 km/h dura apenas 2,8 segundos.

Lucas di Grassi acelera no primeiro treino livre do ePrix de Diriyah, na Arábia Saudita — Foto: FIA Fórmula E

Lucas di Grassi acelera no primeiro treino livre do ePrix de Diriyah, na Arábia Saudita — Foto: FIA Fórmula E

– Quantas equipes disputam a categoria?

 

São 12 equipes, cada uma com dois carros obrigatoriamente.

– Quais foram os pilotos campeões?

 

2014-15 – Nelsinho Piquet (BRA/China Racing)
2015-16 – Sebastien Buemi (SUI/Renault edams)
2016-17 – Lucas di Grassi (BRA/Audi Sport ABT)
2017-18 – Jean-Eric Vergne (FRA/Techeetah)
2018-19 – Jean-Eric Vergne (FRA/Techeetah)
2019-20 – António Félix da Costa (POR/Techeetah)

– E as equipes campeãs da Fórmula E?

 

2014-15 – Renault edams (FRA)
2015-16 – Renault edams (FRA)
2016-17 – Renault edams (FRA)
2017-18 – Audi Sport ABT (ALE)
2018-19 – Techeetah (CHN)
2019-20 – Techeetah (CHN)

– Quais são os pilotos da Fórmula E?

 

Todas os pilotos da temporada 2020/21 da Fórmula E — Foto: Reprodução/Fórmula E

Todas os pilotos da temporada 2020/21 da Fórmula E — Foto: Reprodução/Fórmula E

– Quais equipes participam da Fórmula E?

 

Todas as equipes da temporada 2020/21 da Fórmula E — Foto: Reprodução/Fórmula E

Todas as equipes da temporada 2020/21 da Fórmula E — Foto: Reprodução/Fórmula E

– Qual a duração das corridas?

 

Sempre 45 minutos + 1 volta, sem pit stop obrigatório.

– Ainda existe a troca de carros na corrida?

 

Não. Com os carros da segunda geração e o aumento da autonomia das baterias, a prática foi abandonada na temporada 2018-19.

Nelsinho Piquet foi o primeiro campeão da Fórmula E, na temporada 2014/15 — Foto: Divulgação/FIA

Nelsinho Piquet foi o primeiro campeão da Fórmula E, na temporada 2014/15 — Foto: Divulgação/FIA

– Quem fabrica as baterias da Fórmula E?

 

Elas são padronizadas e produzidas, após uma concorrência realizada pela categoria, pela McLaren Applied Technologies, empresa do conglomerado da equipe de Fórmula 1. A autonomia delas é de uma prova inteira sem a necessidade de recarga, que é permitida apenas durante os treinos livres e entre as sessões. Elas pesam 385 kg e podem ser recarregadas em apenas 45 minutos.

– Como é o formato de cada evento?

 

A ideia dos organizadores é realizar tudo no mesmo dia: dois treinos livres, classificação e corrida. No caso de rodadas duplas, o primeiro treino pode ir para a véspera, junto com o shakedown dos carros.

Sérgio Sette Câmara é o outro brasileiro no grid da Fórmula E na temporada 2020/21 — Foto: FIA Fórmula E

Sérgio Sette Câmara é o outro brasileiro no grid da Fórmula E na temporada 2020/21 — Foto: FIA Fórmula E

– E o formato da classificação?

 

Ela é dividida em duas partes. Na primeira, os pilotos são divididos em quatro grupos (seis em cada) com duração de quatro minutos cada um. A ordem é definida pela classificação do campeonato (do melhor ao pior). O mais rápido dessa parte ganha um ponto extra. Os seis melhores avançam à super pole: cada um deles terá direito a uma volta lançada, do sexto ao primeiro da parte inicial. O piloto que largar na pole position ganha três pontos no campeonato.

– E o sistema de pontuação das corridas?

 

Fora os pontos distribuídos na classificação (três para o pole e um para o mais rápido da primeira parte), o sistema é bem parecido com o da Fórmula 1, à exceção da regra para a melhor volta.

 – 25 pontos
 – 18
 – 15
 – 12
 – 10
 – 8
 – 6
 – 4
 – 2
10º – 1
MELHOR VOLTA – 1 ponto*
* Se o piloto que marcar a melhor volta de uma corrida ficar fora dos dez primeiros colocados no resultado final, o ponto extra vai para a melhor do Top 10 (excetuando-se as voltas em que o Fan Boost for utilizado)

Atual campeão da Fórmula E, António Félix da Costa acelera no primeiro treino livre para o ePrix de Diriyah — Foto: FIA Fórmula E

Atual campeão da Fórmula E, António Félix da Costa acelera no primeiro treino livre para o ePrix de Diriyah — Foto: FIA Fórmula E

– Existe diferença de potência nas sessões?

 

Sim. Ela varia de acordo com o momento do fim de semana:

Shakedown: 110 KW
Treinos livres: 250 KW
Classificação: 250 KW
Corrida: 200 KW (+35 KW do modo ataque)

– O que é o modo ataque?

 

Introduzida em 2018, a novidade foi inspirada nos vídeo-games. Os pilotos precisam passar em um trecho fora do traçado, mostrado na transmissão de TV por uma faixa colorida, para ganhar 35 KW de energia extra durante quatro minutos pelo menos duas vezes na corrida (a direção de prova pode aumentar este número antes da largada). As ativações são obrigatórias e dentro do tempo regulamentar da corrida: ou seja, os pilotos têm de cumprir os oito minutos dentro dos 45. A ativação só é proibida durante as entradas do safety car e nos acionamentos da full course yellow (similar ao safety car virtual da F1).

Sebastien Buemi, piloto da Nissan edams, foi o segundo campeão da história da Fórmula E — Foto: FIA Fórmula E

Sebastien Buemi, piloto da Nissan edams, foi o segundo campeão da história da Fórmula E — Foto: FIA Fórmula E

– E o fanboost?

 

Ideia revolucionária da Fórmula E para permitir ao público influenciar no resultado de uma corrida. Como? Dando potência extra para seu piloto favorito. Os cinco mais votados até os 15 primeiros minutos da corrida ganham um acionamento de toda a capacidade do carro (mínimo 240 KW, máximo 250 KW) durante cinco segundos, o suficiente para fazer ou concretizar uma ultrapassagem. Espécie de botão de ultrapassagem com votação popular. A disponibilidade ocorre na segunda metade da corrida (após o minuto 22). Para votar: https://fanboost.fiaformulae.com/

– Quais são os pneus usados na Fórmula E?

 

Produzidos pela Michelin, eles se aproximam dos pneus radiais de rua, dentro do conceito de sustentabilidade da categoria. Cada piloto tem apenas dois jogos para cada ePrix, sem pneus slicks ou de chuva. Outro detalhe são as rodas, de aro 18 e pneus de perfil baixo.

Campeão da Fórmula 2 em 2019, Nyck de Vries é um dos pilotos da forte Mercedes na Fórmula E — Foto: FIA Fórmula E

Campeão da Fórmula 2 em 2019, Nyck de Vries é um dos pilotos da forte Mercedes na Fórmula E — Foto: FIA Fórmula E

– Qual o calendário da sétima temporada?

 

Por causa da pandemia da Covid-19, apenas a primeira parte tinha sido anunciada. A parte final foi anunciada nesta quinta, com os cancelamentos das etapas em Marrakesh e Santiago e a adição de mais quatro rodadas duplas na América do Norte e na Europa:

26 de fevereiro – ePrix de Diriyah (Arábia Saudita)
27 de fevereiro – ePrix de Diriyah (Arábia Saudita)
10 de abril – ePrix de Roma (Itália)
11 de abril – ePrix de Roma (Itália)
24 de abril – ePrix de Valência (Espanha)
25 de abril – ePrix de Valência (Espanha)
8 de maio – ePrix de Mônaco (Mônaco)
19 de junho – ePrix de Puebla (México)
20 de junho – ePrix de Puebla (México)
10 de julho – ePrix de Nova York (Estados Unidos)
11 de julho – ePrix de Nova York (Estados Unidos)
24 de julho – ePrix de Londres (Inglaterra)
25 de julho – ePrix de Londres (Inglaterra)
14 de agosto – ePrix de Berlim (Alemanha)
15 de agosto – ePrix de Berlim (Alemanha)

Complemento da sétima temporada da Fórmula E, anunciado nesta quinta-feira — Foto: FIA Fórmula E

Complemento da sétima temporada da Fórmula E, anunciado nesta quinta-feira — Foto: FIA Fórmula E

– Quais foram os vencedores da temporada?

 

Em quatro corridas, foram quatro vencedores diferentes neste ano:
ePrix de Diriyah (Arábia Saudita) – Nyck de Vries (HOL/Mercedes)
ePrix de Diriyah (Arábia Saudita) – Sam Bird (ING/Jaguar)
ePrix de Roma (Itália) – Jean-Eric Vergne (FRA/Techeetah)
ePrix de Roma (Itália) – Stoffel Vandoorne (BEL/Mercedes)

– O que muda para este ePrix de Valência?

 

Será apenas o segundo circuito permanente a receber a Fórmula E na história da categoria – o Autódromo Hermanos Rodríguez, no México, sediou corridas em um traçado alternativo. O Circuito Ricardo Tormo, que fica em Cheste, cidade da região metropolitana, é onde a maior parte dos testes são feitos, mas a pista terá uma configuração diferente, com direito a uma chicane na reta principal, na entrada dos boxes.

– Quais os horários do ePrix de Valência?

 

Horários das transmissões da Fórmula E em Valência — Foto: Voando Baixo

Horários das transmissões da Fórmula E em Valência — Foto: Voando Baixo

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

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Fonte: GE – Globo Esporte.

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