Diário de São Paulo
Siga-nos

FAQs Brasil x Argentina: tudo que se sabe até agora sobre a suspensão do clássico pelas Eliminatórias

A suspensão do Brasil x Argentina que não terminou neste domingo rendeu imagens e manchetes por todo o mundo. Os adversários históricos jogaram por menos de

BRASIL
BRASIL

Redação Publicado em 06/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h19


A suspensão do Brasil x Argentina que não terminou neste domingo rendeu imagens e manchetes por todo o mundo. Os adversários históricos jogaram por menos de seis minutos até que a grande confusão se formou. O duelo entre os líderes das Eliminatórias, com mais de 90% de chances de se classificarem para o Catar 2022, foi adiado.

Mas vai acontecer novamente. No Brasil? Em São Paulo? Quando?

A situação não é tão simples. Por isso, o ge lista alguns questionamentos sobre o caso em formato de FAQs (acrônimo da expressão inglesa “Frequently Asked Questions”, algo como “perguntas frequentes” em tradução livre). E responde com as informações disponíveis até o momento. Confira:

Por que o jogo foi paralisado?

A Anvisa diz que quatro argentinos deveriam cumprir quarentena pois passaram pela Inglaterra nos últimos 14 dias. O goleiro Emiliano Martinez, os meias Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero atuam no futebol inglês. Antes, viajaram direto para a Venezuela para jogar – a Argentina venceu por 3 a 1.

Ainda segundo a Anvisa, houve informação errônea cedida pelos argentinos no formulário de entrada ao país. Sem mencionar que os quatro atletas estiveram na Inglaterra nas últimas duas semanas.

A partida na Neo Química Arena foi paralisada por volta dos seis minutos. Agentes da Anvisa, depois seguidos por policiais, entraram no estádio, no gramado e foram atrás de jogadores. O delegado da partida tentou impedir, mas foi em vão. Houve discussão com dois jogadores da Argentina.

Otamendi e Acuña se desentendem com agente da Anvisa em Brasil x Argentina — Foto: Marcos Ribolli

Otamendi e Acuña se desentendem com agente da Anvisa em Brasil x Argentina — Foto: Marcos Ribolli

Por que não impediram os argentinos antes da partida?

A Anvisa diz que tentou isolar em quarentena os jogadores antes da tarde deste sábado. Cita a reunião no sábado no hotel da Argentina e descumprimento da delegação à exigência de quarentena assim que os quatro argentinos, que passaram pelo Reino Unido em menos de 14 dias, chegaram ao país.

Os argentinos sabiam?

Além da recomendação da Anvisa na véspera, a Associação de Futebol Argentino foi alertada pela CBF no dia 2 de setembro sobre as restrições sanitárias no Brasil, conforme mostra documento obtido pelo ge.

CBF alertou AFA sobre restrições sanitárias no Brasil — Foto: ge

CBF alertou AFA sobre restrições sanitárias no Brasil — Foto: ge

A entidade brasileira encaminhou à AFA (e também à Federação Peruana, adversária na quinta-feira, em Recife) a portaria 23 de junho, de número 655 (leia aqui na íntegra), que trata sobre a necessidade de quarentena para viajantes que estiveram no Reino Unido, caso em que se enquadram os quatro jogadores.

O documento já havia sido enviado no início de julho à diretoria de competições de clubes da Conmebol (no ofício nº 2388/2021) mencionado na imagem acima.

Aliás, este procedimento é de praxe entre as associações neste momento de pandemia. Exemplo, a delegação do Brasil antes de ingressar no Chile para a partida da última quinta-feira sabia das regras sanitárias e restrições no país andino.

Quando vão jogar Brasil x Argentina? Vão jogar de novo?

Com todos adiamentos da pandemia, simplesmente não há data livre para brasileiros e argentinos. O que é possível concluir: não vai haver novo jogo. A delegação argentina já saiu do estádio direto para o aeroporto de Guarulhos, inclusive. Os quatro jogadores deram depoimento no aeroporto.

Embaixador da Argentina no Brasil e Messi em aeroporto: delegação de argentinos deixou São Paulo ainda neste domingo — Foto: Reprodução

O que a Fifa vai decidir no seu tribunal disciplinar? E em quanto tempo?

A Fifa lamentou o ocorrido e disse que membros da comissão disciplinar da Fifa vão avaliar o caso no seu “devido tempo”. Mas seja qual for a decisão, muito provavelmente, ou Brasil ou Argentina, que querem os pontos do jogo, vão contestar e levar ao comitê de apelação da Fifa. Estes processos costumam ser demorados.

O que significa dizer que a tabela das Eliminatórias, que têm Brasil e Argentina isolados na ponta com 21 e 15 pontos, respectivamente, vai ter asterisco com a sinalização de que há jogo a menos na tabela, por conta da suspensão de Brasil x Argentina.

E os brasileiros?

Essa pergunta precisa ser melhor elaborada: como os jogadores do Brasil, que atuam na Inglaterra, atuaram em maio, em Porto Alegre, sem quarentena? E por que Tite convocou novamente jogadores da Inglaterra se, em tese, eles não poderiam jogar sem cumprir quarentena obrigatória?

O que na ocasião houve autorização especial concedida pelo Governo Federal à CBF para receber seus jogadores. A CBF isolou os atletas em bolha depois de testados, apresentou testes de Covid-19 negativos a cada exame realizado e, além disso, se comprometeu a não liberar estes atletas em dia de folga.

Eles tiveram que sair do aeroporto do Rio de Janeiro direto para a Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Estado. Enquanto atletas que vinham, por exemplo, da Espanha puderam visitar seus parentes e depois se apresentarem.

Isto porque mesmo sendo brasileiros, por virem da Inglaterra, teriam que cumprir a quarentena de 14 dias, como dizia a portaria de 14 de maio, de número 653, e como diz a última portaria a respeito do tema de 23 de junho, de número 655.

Neste caso, é bom lembrar que a regra também vale para brasileiros. A portaria do Governo Federal é clara, mesmo se for brasileiro, caso tenha passagem pelo Reino Unido nos últimos 14 dias deve cumprir quarentena.

É o que está escrito no inciso 7º do artigo 7 da portaria do Governo Federal:

“O viajante que se enquadre no disposto no art. 3º, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias.”

Recordando, o artigo 3º trata de:

  • brasileiro, nato ou naturalizado;
  • II – imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro;
  • III – profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que identificado;
  • IV – funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro; e
  • V – estrangeiro:
  • a) cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro;
  • b) cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público ou por questões humanitárias; e
  • c) portador de Registro Nacional Migratório; e
  • VI – transporte de cargas.

Ainda assim, se vier da Inglaterra, como diz o inciso 7 do artigo 7, precisa cumprir quarentena.

A Seleção ainda joga nesta Data Fifa?

Se nada mudar – e tem sido difícil garantir qualquer coisa nas últimas datas Fifa -, joga sim! Enfrenta o Peru na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco, pela décima rodada das Eliminatórias.

O grupo comandado por Tite ganhou folga nesta segunda e, na terça-feira, treina no CT Joaquim Grava, do Corinthians, antes de embarcar para Recife. Na capital pernambucana, a Seleção faz seu último treino na quarta-feira, na Arena. Depois da partida de quinta, os atletas estão liberados.

Suspenso contra a Argentina, Marquinhos pode jogar contra o Peru?

É uma resposta que a CBF ainda não tem. Os dirigentes brasileiros consultaram a Fifa e aguardam uma resposta. O zagueiro estava suspenso contra a Argentina, e, em tese, voltaria contra o Peru. Como o clássico de domingo começou e foi suspenso, em tese, o gancho foi cumprido.

O que diz a CBF?

A CBF, ainda com presidente interino, lamentou o episódio e criticou a Anvisa. Durante a tarde, ela divulgou nota e disse que não tentou ferir as regras sanitárias do país para fazer o jogo, mas apenas tentou, “com as entidades envolvidas”, resolver o tema respeitando todas as normas brasileiras “a contento” para que o jogo fosse realizado.

Confira a nota:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta profundamente os fatos ocorridos e que acabaram por provocar a suspensão da partida entre Brasil e Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022.

A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e os cumpre na sua integralidade. Porém ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciada, visto que a Anvisa poderia ter exercido sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo.

A CBF destaca ainda que em nenhum momento, por meio do Presidente interino, Ednaldo Rodrigues, ou de seus dirigentes, interferiu em qualquer ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país. O papel da CBF foi sempre na tentativa de promover o entendimento entre as entidades envolvidas para que os protocolos sanitários pudessem ser cumpridos a contento e o jogo fosse realizado.

A CBF reitera sua decepção com os acontecimentos e aguarda a decisão da CONMEBOL e da FIFA em relação à partida.”

Brasil x Argentina: jogadores argentinos deixam gramado da Neo Química Arena — Foto: Marcos Ribolli

Brasil x Argentina: jogadores argentinos deixam gramado da Neo Química Arena — Foto: Marcos Ribolli

O que fiz a AFA?

Depois do presidente da AFA se manifestar por Twitter, a associação argentina emitiu nota também com críticas às autoridades brasileiras e disse que espera decisão da Fifa.

Confira a nota:

“A Associação do Futebol Argentino expressa seu profundo mal-estar pela suspensão do jogo entre Argentina e Brasil, em São Paulo.

Assim como a CBF, a AFA se encontra surpreendida pela ação da Anvisa uma vez iniciada a partida. Cabe ressaltar que a delegação alviceleste se encontrava em território brasileiro desde 3 de setembro, às 8h, cumprindo com todos os protocolos sanitários vigentes regulados pela Conmebol para o normal curso das Eliminatórias rumo ao Catar 2022.

Diante do informe dos oficiais da Conmebol e do árbitro do jogo, os antecedentes serão enviados ao órgão competente da Fifa em conformidade com o regulamento vigente.

O futebol não deve viver esse tipo de episódios que atentam contra o espirito esportivo de uma competição tão importante”.

E a Conmebol?

Essa é fácil. A Conmebol simplesmente disse que a decisão é da Fifa.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias