Diário de São Paulo
Siga-nos

Falta de vacina para aplicação da 2ª dose da CoronaVac é ‘erro de estratégia’ dos municípios

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta terça-feira (4), que a falta de vacina para aplicação da segunda dose é resultado de um

Falta de vacina para aplicação da 2ª dose da CoronaVac é ‘erro de estratégia’ dos municípios
Falta de vacina para aplicação da 2ª dose da CoronaVac é ‘erro de estratégia’ dos municípios

Redação Publicado em 04/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h07


 Jean Gorinchteyn disse que governo envia aos municípios quantidades iguais para 1ª e 2ª doses, mas que prefeituras não seguiram a orientação de reservar os lotes.

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta terça-feira (4), que a falta de vacina para aplicação da segunda dose é resultado de um “erro de estratégia” das prefeituras, que não seguiram a recomendação de reservar os lotes para garantir a imunização completa dos públicos-alvo.

“É importante reforçar um erro de estratégia, que é o não seguimento das orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde. Em primeiro lugar, sempre mandávamos as doses separadas em primeira e segunda, e falávamos: “olha, guarde a segunda”. Excepcionalmente, em 21 de março, o Ministério autorizou que a primeira e a segunda dose poderiam ser utilizadas. Excepcionalmente para aquele lote. As demais deveriam conservar a segunda dose. Foi isso que vários estados não fizeram e infelizmente alguns municípios”, afirmou o secretário em entrevista à GloboNews nesta manhã.

Ao menos 25 cidades do estado de São Paulo já suspenderam a vacinação de 2ª dose em virtude da falta de vacinas desde sexta-feira (30).

“Eles gastaram a segunda dose, tanto progredindo faixas etárias quanto grupos. O resultado é esse”, defendeu Gorinchteyn.

Em decisão desta segunda (3), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que gestores públicos podem ser punidos por improbidade administrativa se houver atraso na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias