Diário de São Paulo
Siga-nos

Falta concentração para estudar? Veja o que fazer

Falta concentração para estudar? Veja o que fazer Há dias em que parece que tudo chama você para longe dos estudos.  São pequenas tarefas domésticas, assuntos

Falta concentração para estudar? Veja o que fazer
Falta concentração para estudar? Veja o que fazer

Redação Publicado em 23/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h00


Falta concentração para estudar? Veja o que fazer

Estudo para concursos públicosHá dias em que parece que tudo chama você para longe dos estudos.  São pequenas tarefas domésticas, assuntos ecoando na mente ou, até mesmo, um vazio absoluto que faz com que as letras do livro nada signifiquem. O que fazer nessa hora?
1) Perceber e aceitar
Em primeiro lugar, reconhecer que essa é uma situação comum – acontece, vez por outra, com todo mundo que precisa realizar algo dentro de determinado prazo. Acomete funcionários, escritores, colunistas, estudantes e concurseiros, por exemplo.
2) Contextualizar   
Lembrar a importância do que precisa ser feito. Pode ser o seu emprego, uma editora aguardando um livro, o compromisso com os leitores ou, no caso em pauta, a sua preparação para o concurso. E isso significa a conquista de uma vida com mais qualidade e liberdade de opções.
3) Entrar em campo   
Faça o que é preciso, com ou sem vontade. Pegue o material e vá para o local reservado para o estudo. Isso vai limitando as dispersões.
4) Respire
Diversas pesquisas já comprovaram: a respiração correta tem efeito positivo sobre a concentração. Além disso, traz a gente para o momento presente. Acalma os ruídos do cérebro e tranquiliza a agitação do corpo. Portanto, faça algumas respirações lentas e profundas.
5) Respeite os acordos
Sabemos que o estudo precisa ser organizado como qualquer treino, com hora de início e de fim. Você deve ter um planejamento para o mês todo e é importante respeitá-lo.
Em dia difícil, comece com algo mais prazeroso. Eventualmente, não há problema em trocar a matéria do dia pela de outro dia (ou de outro horário) para conseguir rendimento. Fazer exercícios ou resolver provas anteriores também é uma boa forma de entrar no estado de concentração. Mas tome cuidado para não evitar sempre as mesmas disciplinas, aquelas em que você tem menos facilidade. Porque elas estarão na sua prova e é melhor estar preparado.
6) Dia crítico
Pode ser que nada disso adiante. Há dias realmente difíceis. Talvez sair para uma caminhada seja uma opção. Na volta, tome um bom banho e coma alguma coisa. Depois, reinicie o estudo, sem cobranças pelo atraso. Se não houver mais tempo, paciência. Amanhã será outro dia.
7) Atenção   
Faça uma avaliação de como está o seu comprometimento com os estudos. O planejamento mensal tem sido cumprido quase sempre? Ou quase nunca?
Pode ser que as suas metas estejam muito acima do possível nesse momento. Se for esse o caso, é mais produtivo rever o plano e adequá-lo à realidade. Daqui a algum tempo você poderá fazer novo ajuste, intensificando gradativamente os horários.
8) Cuidados gerais
Observe algumas atitudes que ajudam a preservar a sua concentração:
– sono suficiente – de 6 a 8 horas diárias
– alimentação de qualidade e a cada 3 horas
– atividade física aeróbica (3 vezes por semana)
– ingestão de água (2 litros por dia)
– intervalos (15 minutos de pausa a cada 1h30 ou 2h de estudo e de 1h30 entre turnos)
– descanso semanal (um dia ou um turno por semana para recuperar o cérebro e o emocional)
9) Sugestão de plano
Se você tem o dia todo para estudar:
– das 9h às 10h30 – pausa de 15 min – das 10h45 às 12h15
– das 14h às 15h30 – pausa de 15 min – das 15h45 às 17h15
– das 19h às 20h30 – pausa de 15 min – das 20h45 às 22h15
Se você está trabalhando ou tem outros compromissos, pode usar um dos turnos, ajustando-o conforme a sua situação. Nesse caso, o turno pode ser estendido de 3 para 4 horas, com a pausa no meio do período.
10) Persista
Nunca é demais lembrar que a vitória do seu projeto depende de continuidade e constância. Esses fatores são mais determinantes para o resultado obtido do que somente o número de horas diárias dedicadas, se o estudo acontecer de forma irregular e sem qualidade. Afinal, estamos falando de uma maratona e não de uma corrida de velocidade.
Compartilhe  

últimas notícias