Diário de São Paulo
Siga-nos

Falcão revela impasse para decidir futuro sobre a carreira: “Briga interna grande”

O maior jogador de futsal de todos os tempos deu indício de que pode encerrar a carreira aos 41 anos, ainda neste ano. Ás vésperas do Mundial de Clubes,

Falcão revela impasse para decidir futuro sobre a carreira: “Briga interna grande”
Falcão revela impasse para decidir futuro sobre a carreira: “Briga interna grande”

Redação Publicado em 24/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h43


O maior jogador de futsal de todos os tempos deu indício de que pode encerrar a carreira aos 41 anos, ainda neste ano. Ás vésperas do Mundial de Clubes, Falcão admite que deve anunciar nos próximos dias a decisão sobre a continuidade ou não no futsal. Ao GloboEsporte.com, o jogador confessa que os compromissos pessoais e a idade, são fatores que podem pesar na escolha em seguir ou não atuando profissionalmente.

– Estou em uma briga muito grande comigo mesmo, uma briga interna para saber qual o meu futuro, mas devo estar decidindo internamente sobre isso nos próximos dias e no momento certo estarei falando sobre – revela Falcão.

Falcão está com a sua equipe, o Sorocaba Futsal, em Portugal para a disputa da Maters Cup, competição amistosa contra Sporting, Benfica e Inter Movistar. Na sequência, o craque embarca com o time para a defesa do título Mundial de Clubes, na Tailândia.

– O time vem oscilando, mas se puxarmos o histórico de 2016 vínhamos na mesma fase e com troca de treinador. Como é um torneio curto, por experiência espero que essa oscilação dê um tempo no período. Se isso acontecer, temos condição de brigar pelo título. Somos um dos favoritos, além do time da casa que pode surpreender ao lado do Barcelona e do Carlos Barbosa – disse.

O Mundial de Clubes se divide em dois grupos, com três equipes cada, com dois avançando para as semifinais. No Grupo A, Chonburi, da Tailândia, Carlos Barbosa e Los Angeles, da Guiné Equatorial, brigam por duas vagas. Na chave B, Sorocaba, Elite (EUA) e Barcelona (ESP) definem outros dois semifinalistas. A competição acontece em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 27 de agosto de 2 de setembro.

Carreira

Aos 41 anos, Falcão começou a jogar futsal profissionalmente em 1994, no Corinthians. Em 24 anos de carreira, foram 10 clubes diferentes e 72 títulos conquistados. Em 2018, Falcão completa 20 anos defendendo a seleção brasileira, com 28 taças no currículo. Além dos títulos no futsal, Falcão foi campeão do Paulistão de 2005, quando defendia o São Paulo no futebol de campo.

– Não foi nada relacionado ao Pelé, apenas as histórias casam. Desde muito cedo tive valorização das empresas e propaganda, então não valia a pena financeiramente sair do Brasil, então por isso a escolha de atuar a carreira toda no futsal brasileiro – explica Falcão.

Falcão completa 20 anos de seleção brasileira em 2018  (Foto: André Durão)

Falcão completa 20 anos de seleção brasileira em 2018 (Foto: André Durão)

Em toda a carreira, Falcão acumula 100 títulos e está na galeria de atletas mais vitoriosos em esportes coletivos. Abaixo, alguns dos principais títulos do jogador.

Principais títulos por clubes:

Estaduais: 13
Nacionais: 9
Sul-Americanos: 7
Libertadores: 7
Mundial de clubes: 1

Principais títulos pela seleção:

Copa do Mundo: 2
Grand Prix: 11
Copa América: 5

Compartilhe  

últimas notícias