Diário de São Paulo
Siga-nos

Fabiula Nascimento reflete sobre feminismo e empoderamento: ‘É uma luta diária’

Na última semana, Fabiula Nascimento protagonizou cenas fortes em Segundo Sol e dividiu o público com o comportamento de Cacau que, confusa entre o amor de

Fabiula Nascimento reflete sobre feminismo e empoderamento: ‘É uma luta diária’
Fabiula Nascimento reflete sobre feminismo e empoderamento: ‘É uma luta diária’

Redação Publicado em 30/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h14


Atriz defende sua personagem em ‘Segundo Sol’ como uma mulher dona de si e fala de realização na vida pessoal e profissional

Na última semana, Fabiula Nascimento protagonizou cenas fortes em Segundo Sol e dividiu o público com o comportamento de Cacau que, confusa entre o amor de dois homens, acabou humilhada em pleno altar por um dos pretendentes. Apesar das sequências dramáticas na novela das 9, a atriz é só alegria. Feliz com a repercussão do trabalho, ela defende a personagem e celebra o fato de dar vida a uma mulher forte e dona de si na televisão.

“A Cacau é muito coerente com o pensamento dela. É uma mulher livre, dona do corpo e do desejo dela. Se teve caso com dois caras, enfim, isso a gente passa por cima”

Fabiula conta que se encantou com o papel desde seu primeiro contato com a trama. “Quando recebi a sinopse, pensei: ‘Caramba, que presente, é uma mulher real’. Isso me interessa”, lembra ela, que vê Cacau como uma mulher guerreira, como tantas que existem no Brasil. “Ela saiu de Boiporã falando: ‘Quero ter um restaurante em Salvador’, e hoje ela tem! É uma mulher que lutou pelas suas coisas, que não desiste fácil”, opina a atriz, explicando que sempre tentou ressaltar o lado humano da personagem em sua atuação.

“A Cacau é uma mulher que você pode encontrar. Não é fictícia, é real. Então trabalhei muito com a humanidade. Ela ama os sobrinhos, ama a irmã, mas se ama também”

Atriz acredita que o machismo está enraizado em nossa sociedade (Foto: Carol Beiriz/Divulgação)

Atriz acredita que o machismo está enraizado em nossa sociedade (Foto: Carol Beiriz/Divulgação)

Com uma postura abertamente feminista em seu cotidiano, Fabiula comemora o fato de interpretar uma mulher empoderada, que pode servir de exemplo para quem assiste à novela – mas acredita que já passou da hora dessa postura sair da ficção e ganhar, também, o mundo real.

“Acho muito legal representar essas mulheres, só espero que daqui para frente as coisas mudem. Não dá mais só para representá-las na TV, elas têm que estar na sociedade nos representando. É uma luta diária”, diz.

“Ainda tem muita confusão sobre o que é feminismo. Todos os dias tenho que explicar para alguém que feminismo não é o contrário de machismo”

“O machismo está enraizado na sociedade e é muito difícil dissolver isso do dia para a noite, mas temos que pensar cada vez mais nisso e dizer que feminismo é você querer uma sociedade igualitária”

Como a mudança tem que vir, primeiramente, de nós mesmos, a atriz afirma que em sua casa o machismo passa longe e é só elogios ao marido, Emilio Dantas, com quem contracena em Segundo Sol. “Em casa, nós dividimos tudo. Ele não me ajuda, divide tarefas comigo, o que é muito mais legal. Não preciso pedir, ele faz tudo. O Emilio é incrível”, derrete-se pelo ator, com quem está há pouco mais de um ano e meio.

Realizada pessoal e profissionalmente, Fabiula ainda tem, além do sucesso na TV, quatro filmes para serem lançados em breve – o primeiro deles, “O Nome da Morte”, já chega aos cinemas nesta quinta-feira, 2/8. Ao ser questionada se já chegou aonde havia almejado no início da carreira, ela é certeira:

“Acho que cheguei aonde sonhei quando comecei a pagar as minhas contas com o meu trabalho”, afirma a atriz, que tem 22 anos de arte e garante que tira dela o seu sustento há pelo menos vinte. “Estou muito feliz. Se puder levar essa vida do jeito que está para sempre, para mim está perfeito. Hoje tenho tempo para fazer as coisas que gosto, além de trabalhar e entregar um resultado legal”.

“Acho que o sucesso na profissão acontece quando você vive bem dela, consegue pagar suas contas, ter sua vida”

Compartilhe  

últimas notícias