Diário de São Paulo
Siga-nos

Fábio Pagnozzi: Manifestações e o Engajamento Político

Dr. Fábio Pagnozzi

Fábio Pagnozzi: Manifestações e o Engajamento Político
Fábio Pagnozzi: Manifestações e o Engajamento Político

Redação Publicado em 13/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h49


MANIFESTAÇÕES E O ENGAJAMENTO POLÍTICO

Dr. Fábio Pagnozzi

Na última semana vimos em duas datas específicas, três manifestações de rua com objetivos políticos, essas manifestações ocorreram em diversas cidades no país, mas vou me ater somente aos atos realizados na capital paulista. No dia 7 de setembro, na Avenida Paulista, muitos manifestantes foram às ruas com diversas reivindicações, pautas como a liberdade, independência, e apoio direto ao presidente Jair Bolsonaro foram algumas delas. No mesmo dia, só que no Vale do Anhangabaú, um grupo menor também manifestava, basicamente contra o presidente da república. E ontem, também na Avenida Paulista, pessoas se reuniram pedindo o impeachment do presidente e clamaram por uma terceira via nas próximas eleições que irão ocorrer em 2022.

Com este fato contextualizado, quero me ater a um importante movimento que vem tomando força nos últimos anos no nosso país. O engajamento político das pessoas.

Na nossa história recente, vemos este movimento crescendo principalmente advindo de manifestações que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O que aumentou esse engajamento?

A resposta é basicamente simples, acesso à informação e poder de se comunicar mais facilmente.

Esses movimentos que levam hoje milhares de pessoas as ruas só é possível graças ao aumento da tecnologia e a popularização das redes sociais, que trocou o papel de cada um de nós de meros espectadores para protagonistas e geradores de conteúdo.

E graças também as redes sociais, conseguimos acompanhar mais de perto e praticamente em tempo real as ações daqueles que nos governam, podendo assim, sermos mais críticos ou até mesmo apoiadores mais assíduos.

O fato é que este tipo de engajamento das pessoas referente a política nacional é extremamente importante para o desenvolvimento da nossa nação e amadurecimento da nossa democracia, que se comparado a outros regimes democráticos no mundo, ainda somos um bebê.

Independe dos seus ideais, viés políticos partidários, a sua participação política além de ser um ato de cidadania, com certeza contribui para um país mais crítico e melhor.

Siga fazendo o seu papel, fiscalizando e cobrando aqueles que você depositou seu voto de confiança, e tenha sempre em mente que você tem garantido o seu direito de livre manifestação, use isso como quiser e precisar. O nosso país agradece!

Dr. Fábio Pagnozzi, advogado Criminalista

Compartilhe  

Tags

últimas notícias