Diário de São Paulo
Siga-nos

Extremismo está ligado à incapacidade de integração dos migrantes, diz UE

O aumento do extremismo violento na Europa tem sido relacionado ao fracasso dos migrantes em se integrarem, em uma declaração conjunta muito debatida pelos

Extremismo está ligado à incapacidade de integração dos migrantes, diz  UE
Extremismo está ligado à incapacidade de integração dos migrantes, diz UE

Redação Publicado em 13/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h07


Referência ao Islã foi removida da declaração dos governos da União Europeia após divergências

O aumento do extremismo violento na Europa tem sido relacionado ao fracasso dos migrantes em se integrarem, em uma declaração conjunta muito debatida pelos governos da União Europeia (EA) sobre os recentes ataques terroristas .

declaração dos ministros de Assuntos Internos da UE foi descrita por Horst Seehofer, ministro do Interior da Alemanha, como um “grande sinal de solidariedade” quando pronunciada nesta sexta-feira (13), mas foi fortemente atenuada por um polêmico esboço inicial.

Após uma semana de divergências sobre o conteúdo da declaração proposta promovida pela França, Áustria e Alemanha, as referências ao Islã foram removidas junto com as demandas para que os recém-chegados aprendessem as línguas de sua nova casa e “ganhassem a vida”.

As capitais da UE sublinharam, no entanto, a necessidade de melhorar a coesão social na Europa como parte da sua reação a uma série de assassinatos terroristas em Paris, Dresden, Conflans-Sainte-Honorine, Nice e Viena. “A integração é uma via de mão dupla”, afirma a declaração. “Isso significa que se espera que os migrantes façam um esforço ativo para se integrarem, embora a ajuda nesse sentido seja importante.”

A declaração – emitida no quinto aniversário dos atentados em Paris , no teatro Bataclan e fora do Stade de France – ofereceu poucas iniciativas políticas novas. As conversas sobre sanções contra aqueles que não se integram foram removidas e substituídas por um aviso mais suave às ONGs que infringiram a lei.

“As organizações que não agem de acordo com a legislação pertinente e apoiam conteúdos contrários aos direitos e liberdades fundamentais não devem ser apoiadas por fundos públicos, nem a nível nacional nem europeu”, prossegue o comunicado. “Além disso, a indesejável influência estrangeira de organizações civis e religiosas nacionais por meio de financiamento não transparente deve ser limitada.”

O rascunho inicial da declaração levantou preocupações nos governos da Holanda, Suécia, Espanha, Itália e Luxemburgo sobre a ligação do contra-terrorismo com a migração e o foco claro no “islamismo”.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, fez questão de uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês, Emmanuel Macron, e os chanceleres da Alemanha e da Áustria, Angela Merkel e Sebastian Kurz, na quarta-feira. A declaração foi posteriormente ampliada para refletir as preocupações sobre a ascensão da extrema direita, bem como do terrorismo islâmico.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias