Diário de São Paulo
Siga-nos

Extraditado, segundo homem no comando do PCC chega ao Brasil

O segundo homem no comando do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi extraditado de Moçambique e chegou ao Brasil no início da tarde deste domingo (19).

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 19/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 22h10


Gilberto Aparecido dos Santos, o “Fuminho”, estava foragido há 20 anos

segundo homem no comando do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi extraditado de Moçambique e chegou ao Brasil no início da tarde deste domingo (19). Gilberto Aparecido dos Santos, 49, conhecido como “Fuminho”, estava foragido há mais de 20 anos e foi capturado no início da semana passada em uma “megaoperação internacional”, de acordo com a Polícia Federal (PF).

Logo depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de São Paulo, Fuminho foi encaminhado a um presídio federal de segurança máxima em Catanduvas, no Paraná. Ele é considerado um dos criminosos mais procurados  do país, tendo atuado à frente de um cartel de drogas baseado na Bolívia, que alimentou por anos o PCC com armas e cocaína.

A Polícia Federal declarou que já monitorava o criminoso há algum tempo. Fuminho estava há cerca de um mês em Moçambique, onde foi capturado com drogas. Em seu poder, estava um passaporte brasileiro falso que foi confeccionado na Bolívia.

Dados do Ministério da Justiça apontam que ele fugiu da prisão em 1998 e foi para o Paraguai e, depois, para a Bolívia. O criminoso é apontado ainda como um dos responsáveis pela logística do plano de fuga de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, maior líder do PCC, da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, em 2014.

IG

Compartilhe  

últimas notícias