Diário de São Paulo
Siga-nos

Exposição em Marília retrata as cores da Folia de Reis

Até o dia 30 de julho o público poderá conferir no Sesi Marília (SP) a exposição Folia de Reis, do fotógrafo João Thiago. O artista acompanhou quatro edições

Exposição em Marília retrata as cores da Folia de Reis
Exposição em Marília retrata as cores da Folia de Reis

Redação Publicado em 02/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h26


Até o dia 30 de julho o público poderá conferir no Sesi Marília (SP) a exposição Folia de Reis, do fotógrafo João Thiago. O artista acompanhou quatro edições do Encontro Nacional de Folia de Reis, que acontece anualmente na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde se apresentam companhias de várias regiões do Brasil.

O resultado desse trabalho está disponível para visitação gratuita de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 8h às 16h30.

Barbie: primeira imagem do filme com Ryan Gosling como Ken é divulgada

Folia de Reis

A tradição religiosa reconta com muita cor e alegria a viagem dos três reis magos, guiados pela estrela de Belém, em busca do local de nascimento do menino Jesus. Mais ensaísta do que documental, as fotos criam uma narrativa com imagens sobre a transferência de uma cultura rural para o meio urbano.

Entre os personagens, destaque para o palhaço, figura fantástica característica da Folia de Reis brasileira, e para os músicos, cuja tocada percussiva mostra o contorno africano da festa. O elemento feminino está presente nos figurinos e as mulheres começam, recentemente, a aparecer nos grupos, tradicionalmente só de homens.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias