Diário de São Paulo
Siga-nos

Ex-presidente do Olympique de Marselha, Bernard Tapie morre aos 78 anos

O empresário, político e ator Bernard Tapie morreu neste domingo, aos 78 anos. O ex-presidente do Olympique de Marselha enfrentava câncer no estômago há pelo

Ex-presidente do Olympique de Marselha, Bernard Tapie morre aos 78 anos
Ex-presidente do Olympique de Marselha, Bernard Tapie morre aos 78 anos

Redação Publicado em 03/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h48


Empresário era o mandatário do clube no auge durante a década de 90, com direito à conquista da Liga dos Campeões. Trajetória é marcada também por prisão por manipulação de resultados na França

O empresário, político e ator Bernard Tapie morreu neste domingo, aos 78 anos. O ex-presidente do Olympique de Marselha enfrentava câncer no estômago há pelo menos quatro anos. A confirmação da morte dele foi feita pela família dele, ao jornal francês “La Provence”, do qual é uma das acionistas.

— Ele se foi em paz, rodeado pela família, filhos e netos, que estiveram ao seu lado na cama — declarou a família.

O clube fez homenagens ao ex-dirigente nas redes sociais e também em frente ao estádio Vélodrome. Torcedores também foram até o local prestar tributo ao presidente da instituição entre 1986 e 1994.

— O Olympique de Marselha recebeu com profunda tristeza a informação da passagem de Bernard Tapie. Ele vai deixar um grande vazio no coração dos torcedores e sempre será lembrado como uma lenda do clube — afirmou o Olympique.

Torcedores do Olympique de Marselha prestam homenagem a Bernard Tapie — Foto: AFP

Torcedores do Olympique de Marselha prestam homenagem a Bernard Tapie — Foto: AFP

Tapie assumiu a presidência do Olympique de Marselha em abril de 1986. Ele já era um nome famoso no cenário esportivo da França, por conta de sua equipe de ciclismo, a La Vie Claire.

Ele contratou jogadores de renome para o Olympique, como Jean-Pierre Papin, Didier Deschamps, Marcel Desailly, Rudi Völler e Éric Cantona, assim como treinadores como Faz Beckenbauer e Gérard Gili. Em seu mandato, o time conquistou o Campeonato Francês por quatro temporadas seguidas, entre 1988 e 1992.

A equipe também seria a campeã na temporada 1992/93, mas aquela edição da Ligue 1 terminou sem vencedor após o escândalo de manipulação de resultados por parte de dirigentes do Olympique, incluindo Tapie. O clube acabou sendo rebaixado para a segunda divisão.

Bernard Tapie ficou presente durante meses, em 1996, devido ao escândalo de corrupção no Campeonato Francês.

O Olympique de Tapie teve como ápice o título da Liga dos Campeões em 1992/93, em cima do Milan. Esse foi a única vez que um time francês venceu o torneio até hoje. Dois anos antes, a equipe de Marselha fora derrotada na final da Champions pelo Estrela Vermelha.

Bernard Tapie comemora a conquista da Champions League de 1992/39 — Foto: AFP

Bernard Tapie comemora a conquista da Champions League de 1992/39 — Foto: AFP

Como consequência da exposição no Olympique de Marselha, Bernard Tapie se tornou uma figura popular na França e entrou para a política. Ele foi ministro no governo do presidente François Mitterrand entre 1992 e 1993, e membro da Assembleia Nacional entre 1989 e 1996. Ele também fez parte do parlamento europeu na década de 1990.

O seu império ruiu naquele período após uma série de problemas legais. Além da detenção por causa do escândalo da manipulação de resultados, ele enfrentou acusações de corrupção e fraude fiscal.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias