Diário de São Paulo
Siga-nos

Ex-ginastas entram com ação coletiva na Justiça contra federação britânica por abusos

Um grupo de 17 ex-ginastas entrou, nesta semana, com uma ação coletiva na Justiça contra a Federação Britânica de Ginástica (British Gymnastics). As

Ex-ginastas
Ex-ginastas

Redação Publicado em 26/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h25


Grupo de 17 ex-atletas, três delas olímpicas, considera entidade do Reino Unido responsável por violências psicológicos e físicos cometidos por treinadores

Um grupo de 17 ex-ginastas entrou, nesta semana, com uma ação coletiva na Justiça contra a Federação Britânica de Ginástica (British Gymnastics). As ex-atletas, três delas olímpicas, alegam que a entidade é responsável pelo comportamento abusivo de técnicos do país. O grupo considera que as violências psicológicas e físicas que sofreram de forma sistemática é de responsabilidade do órgão gerenciador da modalidade. As informações são da agência de notícia Reuters.

As ex-ginastas afirmam que sofreram os abusos entre seis e 23 anos. Hoje elas têm entre 15 e 43 anos. O grupo enviou uma carta de reivindicação junto com a ação. Entre as reclamações está o “uso inapropriado de força física por treinadores contra ginastas, constituindo agressão física”. Elas relatam bullying, punições abusivas e abuso psicológico, incluindo “técnicas de controle de peso inadequadas e sem base”, que alegadamente causaram “distúrbios alimentares” e “dismorfia corporal”.

– O abuso foi perpetrado por treinadores e outros empregados da British Gymnastics em vários clubes do Reino Unido, todos filiados ao órgão regulador – afirmaram em comunicado os advogados das ex-ginastas.

A Britsh Gymnastics confirmou que recebeu a carta de reivindicação das ex-ginastas na quinta-feira, mas não considerou apropriado comentar a ação judicial no momento. A entidade é alvo de uma investigação independente encomendada pela UK Sport, uma agência governamental responsável pelo investimento no esporte olímpico e paralímpico do Reino Unido.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias