Diário de São Paulo
Siga-nos

Ex-Corinthians, Cristian relata tristeza do amigo Pierre Webó por racismo na Liga dos Campeões

Entre as manifestações de solidariedade recebidas pelo camaronês Pierre Webó após o episódio em que o ex-atacante e atual auxiliar do Istanbul Basaksehir

ex-corinhians
ex-corinhians

Redação Publicado em 11/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h48


Volante atuou com o auxiliar do Istanbul Basaksehir na Turquia e conversou com ele após o caso

Entre as manifestações de solidariedade recebidas pelo camaronês Pierre Webó após o episódio em que o ex-atacante e atual auxiliar do Istanbul Basaksehir foi alvo de racismo do quarto árbitro romeno Sebastian Colţescu, em jogo diante do PSG, pela Liga dos Campeões, uma veio do amigo Cristian.

Ex-volante do Corinthians e hoje atuando pelo Juventus da Mooca em campeonatos de divisões inferiores de São Paulo (Série A-2 e Copa Paulista), o jogador de 37 anos jogou com Webó no Fenerbahçe, da Turquia, em 2013 e 2014. Dali nasceu uma grande amizade.

– Conversamos sempre, quase diariamente. Jogamos juntos, concentrávamos juntos. Temos muito carinho um pelo outro. É um cara espetacular, com o coração do tamanho do mundo. Nos momentos mais difíceis que passei, sempre me ajudou. Ninguém merece viver o que ele viveu nesse episódio.

Cristian e Pierre Webó nos tempos de Turquia — Foto: Arquivo pessoal

Cristian e Pierre Webó nos tempos de Turquia — Foto: Arquivo pessoal

O caso ocorreu na última terça-feira. O tumulto se iniciou quando o lateral brasileiro Rafael, do Istanbul, foi punido com cartão amarelo. Membros da equipe turca reclamaram. O quarto árbitro Sebastian Coltescu chamou o juiz principal, Ovidiu Hategan, e pediu punição ao auxiliar Pierre Webó. Referiu-se a ele como “aquele preto ali”. As palavras geraram revolta, o jogo parou e foi adiado para quarta.

Para Cristian, um episódio histórico:

– É muito difícil sem estar na pele do outro, mas Webó ficou triste. A gente luta tanto por respeito e igualdade e aí acontece isso. Os jogadores foram muito homens pela reação: Demba Ba, Neymar, Mbappé. A gente vê essa união em outros esportes, mas no futebol foi um grande passo. Webó é um cara tranquilo, conversamos por vídeo e ele ficou satisfeito por ver o carinho que todos têm por ele.

PSG e Istanbul Basaksehir deixam o gramado após ofensa racista do 4º árbitro

PSG e Istanbul Basaksehir deixam o gramado após ofensa racista do 4º árbitro

Com duas Copas do Mundo disputadas por Camarões, em 2010 e 2014, Webó trocou a vida de jogador de futebol pela de auxiliar técnico em 2018.

Um ano mais novo que o amigo, Cristian segue com o desejo de atuar pelo Juventus no ano que vem. O contrato atual é válido até 11 de janeiro, mas deverá ser renovado.

– Quero colocar o Juventus de novo na Série A-1 do Paulistão. Essa é uma vontade particular. Estou caminhando para encerrar a carreira e espero dar ao clube tudo o que ele fez por mim. Fiquei um ano parado e as portas aqui se abriram.

Cristian pelo Juventus — Foto: Ale Vianna/C.A.Juventus

Cristian pelo Juventus — Foto: Ale Vianna/C.A.Juventus

Com a ajuda do volante Alê, ex-São Paulo, que também atua pelo clube, conseguiu parcerias com quatro empresas para melhorar a estrutura do clube.

– Eu sempre quis ajudar o clube, principalmente os meninos da base, que em time de menor expressão acabam tendo mais dificuldade. Estamos conseguindo algumas melhorias, um alojamento mais agradável, uma academia boa. Eu e o Alê buscamos alguns parceiros, e eles estão nos ajudando para a gente ter um conforto maior.

Campeão da Copa do Brasil com Vagner Mancini como treinador em 2005, pelo Paulista de Jundiaí, Cristian segue na torcida pelo amigo, que há dois meses comanda o Corinthians no Brasileirão.

– Fui gandula quando ele jogava no Paulista, depois jogamos juntos e depois ele foi meu treinador. Somos próximos. É um cara vencedor. Time grande tem muita cobrança, mas estou na torcida para que ele faça um ótimo trabalho no Corinthians.

O Timão entra em campo neste domingo, às 18h15, na Neo Química Arena, contra o São Paulo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cristian fez o sexto gol da goleada do Corinthians sobre o São Paulo em 2015 — Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians

Cristian fez o sexto gol da goleada do Corinthians sobre o São Paulo em 2015 — Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians

.

.

.

GE – Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias