Diário de São Paulo
Siga-nos

Everton x Luciano: Grêmio e São Paulo tiveram resultados distintos após troca de atacantes

Grêmio e São Paulo se enfrentam a partir das 21h30, na Arena, na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. O jogo de volta será no dia 30, no mesmo

Everton x Luciano
Everton x Luciano

Redação Publicado em 23/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h37


Goleador do time paulista volta a ser relacionado após lesão, mas ainda é dúvida; ponta da equipe gaúcha também está de volta, mas será apenas opção no banco de reservas

Há quatro meses, Luciano e Everton estreavam após uma troca entre São Paulo e Grêmio, hoje rivais na semifinal da Copa do Brasil, e viviam seus primeiros passos com gols e expectativa. Para o jogo desta quarta-feira, às 21h30, na Arena, em Porto Alegre, um pode ser o grande personagem da noite, enquanto outro volta a ser relacionado, mas vive momento bem antagônico.

A Globo transmite Grêmio x São Paulo para RS, SC, PR, SP, MG (Juiz de Fora, Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba e Araxá), RJ, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O ge acompanha em Tempo Real com vídeos exclusivos de gols e lances.

Luciano estreou no São Paulo com gol contra o Bahia e desde então não parou mais de balançar as redes. Hoje, é a grande dúvida de Fernando Diniz para a semifinal, ao se recuperar de lesão muscular.

Everton fez seu primeiro e único gol pelo Grêmio na segunda partida pelo clube, a final do Gauchão, contra o Caxias, e parou por aí. Hoje, volta a estar à disposição após três jogos, mas é alternativa no banco de reservas.

Artilheiro e possível novidade

Luciano virou o principal personagem no lado do São Paulo. Desde que sofreu um pequeno estiramento no músculo adutor da perna esquerda, no dia 13, a grande dúvida era se o atacante teria condições ou não de voltar diante do Grêmio.

A primeira impressão nos bastidores do São Paulo era de que no prazo mais otimista Luciano voltaria no segundo jogo da semifinal, no dia 30, no Morumbi. Mas esse pessimismo inicial deu lugar a uma dose de expectativa positiva nesta semana, pela evolução do atleta durante a recuperação.

Após fazer tratamento intensivo em três períodos, Luciano conseguiu voltar a treinar no campo na última terça-feira, quando participou de uma parte da atividade. Por isso, ele foi relacionado.

Embora nos bastidores a avaliação seja de que Luciano tem “boas chances de jogar”, oficialmente o São Paulo o mantém como dúvida. Diante desse contexto, Fernando Diniz convocou 24 jogadores para a semifinal justamente para caso precise fazer corte por lesão.

Luciano fez tratamento em três turnos no São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo

Luciano fez tratamento em três turnos no São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo

Vice-artilheiro do São Paulo na temporada, com 15 gols em 28 jogos (26 como titular), Luciano é peça fundamental tática e tecnicamente na equipe. Desde que foi trocado por Everton, o jogador se adaptou rapidamente e logo virou titular.

Sua importância é medida também pela comoção de torcedores são-paulinos nas redes sociais, aflitos desde a notícia do estiramento sofrido contra o Corinthians.

Se de fato puder entrar em campo, Luciano aumenta muito o poder de ataque do São Paulo ao lado de Brenner e terá nova chance para fazer valer a lei do ex contra o Grêmio.

Em busca de dias melhores

Everton não vive bom momento no Grêmio. Esteve fora inclusive das últimas três partidas, mas voltou a ser relacionado para reencontrar o ex-clube nesta quarta-feira.

A trajetória do meia-atacante no clube gaúcho teve seu ápice logo no início, quando anotou gol na final do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias, no Centenário. Aliás, o único até aqui, um paralelo a se destacar com o artilheiro Luciano.

Ao ter Covid-19, Everton enfrentou dificuldades também na retomada das atividades e isso comprometeu seu rendimento. Pessoas próximas afirmam que ele sentiu bastante os sintomas da doença. Também por isso, tem sido alternativa menos utilizada — são 18 jogos com a camisa gremista.

Everton em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Everton em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Na hierarquia do grupo, está atrás de Pepê, Ferreira e Luiz Fernando. Como o último não pode jogar a Copa do Brasil, abre-se uma brecha. Pinares também poderia ser alternativa pelo lado direito, mas foi contratado após o prazo de inscrição.

Assim, uma chance pode acabar nas mãos de Everton durante o jogo na Arena. Até porque o outro jogador entre os relacionados é Guilherme Azevedo, jovem sem tantos minutos com Renato.

Longe do protagonismo do antigo dono da camisa 11 e xará, Everton ainda busca se consolidar dentro do grupo como alternativa ofensiva. Nada como uma possível “lei do ex” para ajudar.

Grêmio e São Paulo se enfrentam a partir das 21h30, na Arena, na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. O jogo de volta será no dia 30, no mesmo horários, no Morumbi.

GRÊMIO X SÃO PAULO – COPA DO BRASIL – SEMIFINAL (IDA)

  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
  • Data e horário: quarta-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília)
  • Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Darlan, Matheus Henrique, Ferreira (Alisson), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza
  • Desfalques: David Braz, Orejuela, Maicon, Leonardo, Robinho, Pinares e Luiz Fernando.
  • Provável São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Luciano (Tchê Tchê) e Brenner.
  • Desfalques: Walce (lesão no joelho) e Liziero (lesão no tornozelo)
  • Transmissão: Globo para RS, SC, PR, SP, MG (Juiz de Fora, Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba e Araxá), RJ, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O ge acompanha em Tempo Real com vídeos exclusivos.
  • Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Michael Correia. Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá. Todos do RJ.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias