Diário de São Paulo
Siga-nos

Euro 2020: na abertura da segunda rodada, Itália tenta ser primeira classificada para as oitavas

A fase de grupos da Eurocopa chega à sua segunda rodada nesta quarta-feira e já pode ter gigante classificada para as oitavas de final. A Itália entra em

EURO
EURO

Redação Publicado em 16/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h18


Após boa vitória na estreia, italianos garantem vaga se vencerem a Suíça nesta quarta-feira. Turquia tenta apagar má impressão diante de Gales, e Finlândia pega a Rússia tentando ser a zebra da vez

A fase de grupos da Eurocopa chega à sua segunda rodada nesta quarta-feira e já pode ter gigante classificada para as oitavas de final. A Itália entra em campo diante da Suíça tentando ser a primeira seleção garantida na próxima fase do torneio: para isso, basta uma vitória, sem depender do resultado do outro jogo do grupo A, entre Turquia e País de Gales. Finlândia e Rússia se enfrentam abrindo a rodada para o grupo B.

Finlândia e Rússia duelam em São Petersburgo às 10h (de Brasília). Depois, a Turquia enfrenta País de Gales, às 13h, em Baku. E Itália x Suíça fecha o dia de jogos, às 16h. O SporTV transmite todas as partidas ao vivo, e o ge acompanha em Tempo Real com vídeos.

Melhores momentos: Hungria 0 x 3 Portugal pela 1ª rodada da EurocopaMelhores momentos: Espanha 0 x 0 Suécia pela 1ª rodada da Eurocopa

Empolgada, Itália busca sua vaga

Depois de protagonizar uma boa vitória sobre a Turquia no jogo de abertura da Euro 2020, na última sexta-feira, a Itália deixou a expectativa em alta para a sua participação na competição. Invicto há 28 jogos, o comandado por Roberto Mancini terá como rival nesta segunda rodada a Suíça, que também é sua adversária nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Roberto Mancini vem empolgando no comando da Itália — Foto: Getty Images

Roberto Mancini vem empolgando no comando da Itália — Foto: Getty Images

Além de tentar manter a boa impressão, a Azzurra também joga pela classificação – mais uma vez em casa, no Estádio Olímpico de Roma. Se vencer, a equipe chega a seis pontos e carimba uma vaga nas oitavas de final independentemente dos outros resultados, já que se garante ao menos entre os dois primeiros colocados. Caso triunfe, e Turquia e País de Gales empatem, a Itália também já assegura a liderança do grupo A.

Do outro lado, porém, está uma equipe que tem feito boas campanhas em grandes torneios, tendo assegurado vaga nas oitavas de final da Euro 2016 e também das Copas do Mundo de 2014 e 2018. Uma derrota ainda não enterra o sonho da equipe comandada por Vladimir Petkovic, já que os quatro melhores terceiros colocados também vão para as oitavas.

Suíça de Shaqiri tem pedreira após empate na primeira rodada  — Foto: Getty Images

Suíça de Shaqiri tem pedreira após empate na primeira rodada — Foto: Getty Images

Florenzi, substituído no intervalo contra a Turquia, ainda é dúvida e pode ser poupado para concluir a recuperação de um problema na panturrilha. Verratti também não deve ficar disponível por enquanto, se recuperando de lesão no joelho.

Prováveis escalações:

  • Itália: Donnarumma, Di Lorenzo, Bonucci, Acerbi e Spinazzola; Barella, Jorginho e Locatelli; Berardi, Immobile e Insigne.
  • Suíça: Sommer, Elvedi, Schär e Akanji; Mbabu, Zakaria, Xhaka e Ricardo Rodríguez; Shaqiri, Embolo e Seferovic.

Turquia tenta apagar má impressão

No outro jogo do grupo A, a Turquia tenta deixar para trás a má impressão deixada na estreia diante da Itália, pressionada pela necessidade de pontuar contra País de Gales. A equipe comandada por Senol Gunes – mesmo técnico da campanha história na Copa do Mundo de 2002 – vinha em bom momento antes da Eurocopa e era vista como uma das forças da chave. E agora tenta recuperar essa expectativa.

A imprensa turca criticou bastante a atuação diante dos italianos e vem pedindo por alterações na equipe que foi escalada por Gunes. O técnico foi evasivo ao ser perguntado sobre possíveis trocas, mas espera-se mudanças no meio de campo, onde Ayhan, Kahveci e Ünder podem ganhar chance depois de entrarem durante o duelo contra a Itália e agradarem.

Senol Gunes comandou a Turquia na Copa de 2002 e agora tenta nova campanha de sucesso — Foto: Getty Images

Senol Gunes comandou a Turquia na Copa de 2002 e agora tenta nova campanha de sucesso — Foto: Getty Images

País de Gales, por sua vez, mantém a cautela após uma estreia com empate diante da Suíça. O astro Gareth Bale – que não marca pela seleção desde 2019 – afirmou que a vitória não é obrigatória contra os turcos, mas na última rodada o rival será ninguém menos que a favorita Itália. Por isso, para sonhar com a classificação, é importante um bom resultado nesta quarta.

De acordo com a imprensa galesa, o técnico Rob Page pretende manter a mesma escalação da estreia – mantendo o jovem Daniel James como titular, depois de uma substituição que causou polêmica contra a Suíça.

Prováveis escalações:

  • Turquia: Çakir, Çelik, Demiral, Söyüncü e Meras; Ayhan, Tufan, Çalhanoglu, Kahveci e Ünder; Yilmaz.
  • Gales: Ward, Roberts, Mepham, Rodon e Davies; Morrell, Allen, Bale, Ramsey e James; Moore.
Gareth Bale segue sendo o grande astro do País de Gales — Foto: Getty Images

Gareth Bale segue sendo o grande astro do País de Gales — Foto: Getty Images

Finlândia quer se candidatar a zebra do ano

No primeiro jogo do dia, Finlândia e Rússia abrem a segunda rodada para o grupo B. E os finlandeses têm os holofotes sobre si após fazerem história no duelo contra a Dinamarca, que acabou marcado pela parada cardíaca sofrida pelo meia Eriksen dentro de campo – ele foi hospitalizado e segue estável. Interrompido diante do drama, o jogo foi retomado após duas horas de pausa, e os finlandeses saíram com os três pontos logo em sua primeira partida em grandes competições.

A seleção estreante, agora, consegue sonhar com a classificação e com a repetição do feito da Islândia, que se tornou a zebra da Euro 2016 ao avançar para as oitavas de final, eliminar a Inglaterra e cair nas quartas diante da França. E conquistar um ponto contra a Rússia pode deixar a vaga histórica ainda mais perto.

Vitória na estreia faz a Finlândia sonhar com vaga nas oitavas — Foto: Getty Images

Vitória na estreia faz a Finlândia sonhar com vaga nas oitavas — Foto: Getty Images

Os russos, porém, chegam para o confronto pressionados. Na estreia, a equipe sofreu uma esperada derrota para a Bélgica, uma das favoritas ao título. Porém, não teve boa atuação e levantou dúvidas se é possível ir longe, como na Copa do Mundo de 2018, quando jogava em casa. Um novo tropeço contra os finlandeses pode ser fatal na luta para ir às oitavas de final.

Prováveis escalações:

  • Finlândia: Hradecky, O’Shaughnessy, Arajuuri, Toivio; Uronen, Kamara, Sparv, Lod e Raitala; Pukki e Pohjanpalo.
  • Rússia: Shunin, Barinov, Dzhikiya e Semenov; Mário Fernandes, Zobnin, Ozdoev, Karavaev, Miranchuk e Golovin; Dzyuba.
Stanislav Cherchesov comandou a Rússia na Copa de 2018 e segue à frente do time — Foto: Getty Images

Stanislav Cherchesov comandou a Rússia na Copa de 2018 e segue à frente do time — Foto: Getty Images

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias