Diário de São Paulo
Siga-nos

#EuapoioAndrenoSTF

Por Ricardo Sayeg

#EuapoioAndrenoSTF
#EuapoioAndrenoSTF

Redação Publicado em 21/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h07


Por Ricardo Sayeg

#EuapoioAndrenoSTF

André Luiz de Almeida Mendonça, conforme consta no Wikipedia, nascido em Santos, aos 27 de dezembro de 1972, é um advogado e pastor presbiteriano brasileiro, que, em julho de 2021, foi indicado pelo Presidente da República Jair Bolsonaro para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Ainda conforme o Wikipedia, ele é Advogado da União desde 2000, tendo sido “assessor especial do ministro da Controladoria-geral da União Wagner Rosário de 2016 a 2018, durante o governo Michel Temer. No governo Jair Bolsonaro, foi advogado-geral da União de 2019 a 2020 e ministro da Justiça e Segurança Pública de 2020 a 2021. No final de março de 2021, retornou ao cargo de advogado-geral da União, exercendo-o até agosto do mesmo ano.”

Como diz, também, o Wikipedia, ele é “formado em ciências jurídicas e sociais em 1993 pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), atual Centro Universitário de Bauru, no interior de São Paulo, Mendonça concluiu especialização em direito público pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado pela Universidade de Salamanca, Espanha, com dissertação sobre corrupção e Estado de Direito, e doutorado pela mesma universidade, tendo recebido a avaliação mais alta pela tese Estado de Derecho y Gobernanza Global (“Estado de Direito e Governança Global”).”

Segundo o Wikipedia, ele “atuou como professor do curso de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e é professor visitante em Salamanca e na Fundação Getulio Vargas (FGV).”

Finalmente, novamente como esclarece o Wikipedia, André Mendonça “também cursou teologia na Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina, Paraná, para se credenciar como pastor junto à Igreja Presbiteriana do Brasil. Atuou como pastor na igreja presbiteriana “Esperança”, na capital federal, de forma não remunerada, tendo se licenciado a partir de seu ingresso no cargo de advogado-geral da União em janeiro de 2019 e retomado a atividade a partir de setembro de 2021.

Enfim, André Mendonça é um jurista e um ser humano extremamente preparado, com forte carga humanista cristã.

Ora, sinceramente não vejo porque o jurista André Mendonça esteja sofrendo resistência para ser aprovado pelo Senado Federal a fim de ocupar a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal, para a qual foi indicado.

Seu currículo é impecável. Nada há de concreto que o desabone, principalmente o fato de ser um humanista cristão, temente a Deus.

Estes fortes valores cristãos do jurista André Mendonça é a garantia de que o mesmo tem consciência que existem valores maiores; assim como, de que ele terá que prestar contas de suas atitudes.

Nós cristão não somos religiosos, mas temos um estilo de vida que, suplicando a proteção de Deus, aliás, tal como está escrito na Constituição Federal, busca edificar uma sociedade livre, justa e solidária, desenvolvida nacionalmente, erradicadora da pobreza e da marginalização, redutora das desigualdades e promotora do bem de todos.

Por cristocidência, estes são exatamente os objetivos fundamentais da república, porque visam construir uma sociedade fraterna, que correspondente justamente ao que pensamos como sociedade cristã.

Portanto, quero me perfilar com as fileiras que apoiam este excepcional cristão e jurista Professor Doutor André Mendonça para ocupar a vaga de Ministro de Supremo Tribunal Federal; rogando ao Senado Federal que o aprove com a maior brevidade, porque somente fará bem ao Brasil ter um homem como ele na nossa Corte Maior.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias