Diário de São Paulo
Siga-nos

EUA retiram primeiras tropas do Afeganistão após acordo com Talibã

Os Estados Unidos já começaram a retirar algumas das suas tropas do Afeganistão, conforme o determinado pelo acordo de paz histórico, assinado no dia 29 de

EUA retiram primeiras tropas do Afeganistão após acordo com Talibã
EUA retiram primeiras tropas do Afeganistão após acordo com Talibã

Redação Publicado em 09/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h43


Estados Unidos se comprometeu reduzir de 14 mil para 8.600, até julho, o contingente de homens em território afegão

Os Estados Unidos já começaram a retirar algumas das suas tropas do Afeganistão, conforme o determinado pelo acordo de paz histórico, assinado no dia 29 de fevereiro, entre  o Governo dos EUA e o grupo islâmico Talibã. O compromisso é de reduzir o contingente de homens de 14 mil para 8.600 até julho.

Se o Talibã cumprir sua parte do acordo, o combinado é que todos os soldados norte-americanos deixem o território afegão dentro de 14 meses. A tensão diminuiu e o grupo se comprometeu com metas de redução da violência, mas o presidente Ashraf Ghani já avisou que alguns pontos do pacto precisarão de “consideração”.

Além disso, condições feitas ao Talibã não foram divulgadas ao público. Segundo  o secretário da defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, algumas dessas informações estão detalhadas em documentos confidenciais desenvolvidos pelo Departamento de Estado. A falta de transparência foi motivo de críticas.

O acordo também prevê negociações entre o governo afegão e o Talibã, em uma reunião que deve acontecer ainda neste mês. Na terça-feira (10), Ashraf Ghani anunciará quem estará na mesa de negociações do lado afegão, e a lista incluirá várias mulheres, de acordo com a CNN. Ele também anunciará os termos de libertação de prisioneiros do Talibã.

iG

Compartilhe  

últimas notícias