Diário de São Paulo
Siga-nos

Eu e meu amigo Ruy Leal vivemos grandes emoções no Maksoud Plaza

Por Reinaldo Polito

Eu e meu amigo Ruy Leal vivemos grandes emoções no Maksoud Plaza
Eu e meu amigo Ruy Leal vivemos grandes emoções no Maksoud Plaza

Redação Publicado em 12/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h21


Eu e meu amigo Ruy Leal vivemos grandes emoções no Maksoud Plaza

Por Reinaldo Polito

Na última terça-feira, dia 7, depois de 42 anos de existência, o hotel Maksoud Plaza encerra suas atividades. Um ícone paulistano que desaparece. Quando ele foi inaugurado, eu nem sonhava que teria ali alguns dos momentos mais marcantes da minha vida. Era o primeiro cinco estrelas de São Paulo.
Há dois anos vivi nesse hotel um momento muito emocionante. Sou presidente da ONG Via de Acesso desde a sua fundação, há 18 anos. Nós fazemos a capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. O conselho desse instituto é formado por empresários, profissionais liberais e educadores que se dedicam voluntariamente a essa causa. Pelas nossas mãos, dezenas de milhares de jovens conseguiram encontrar a oportunidade para desenvolver suas atividades profissionais.
A instituição nasceu graças a iniciativa do meu saudoso amigo Ruy Leal, o maior especialista em empregabilidade de jovens que conheci. A grande alegria do Ruy era poder realizar anualmente o maior fórum de carreira para jovens do país. Sempre no Maksoud. Chegávamos a ter cerca de 10 mil inscritos para assistir às quatro palestras proferidas em um dia de evento.
Os palestrantes eram renomados consultores, presidentes e vice-presidentes de grandes empresas. Só para dar ideia do nível dos convidados basta citar: Alexandre Silva, presidente da Embraer; Fernando Fernandes, presidente da UNILEVER; Jayme Garfinkel, presidente da Porto Seguro; Rodrigo Galvão, presidente da ORACLE, Tiago Leifert, apresentador da Globo; Fernando Terni, presidente da Schincariol; entre dezenas de outros nomes importantes.
Foram 14 fóruns de carreira planejados pelo Ruy e realizados com estrondoso sucesso. Estive sempre ao lado dele, acima de tudo admirando sua extraordinária capacidade empreendedora. Em 2019 ele estava radiante. Havia conseguido reunir um time de palestrantes da mais alta qualidade para aquele ano: Deborah Wright, do conselho de administração do Banco Santander; Fiamma Zarife, CEO da Twitter; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza; e o consultor e palestrante Clóvis Tavares. Só astros de primeira grandeza.
Infelizmente, dias antes do evento Ruy Leal faleceu. Uma perda irreparável para nós, amigos e familiares, e para os jovens, que ficariam sem uma das pessoas mais dedicadas à causa deles. Ninguém tinha cabeça para pensar em como agir. Eu sugeri que em homenagem a ele o fórum fosse realizado. Convidei meu amigo Max Gehringer e a minha filha Rachel para apresentar o evento comigo. Max sempre colaborou com as causas do Via de Acesso, e havíamos ministrado palestra juntos em um dos fóruns anteriores. A Rachel está ao meu lado em todos os momentos, especialmente naqueles em que mais preciso de ajuda.
O auditório do Maksoud estava abarrotado de jovens. Fui para o microfone fazer o que o Ruy sempre fazia com competência e maestria, a abertura do evento e a apresentação do programa de palestras. Tentei me manter firme, mas foi impossível segurar as lágrimas. Aquele foi um dos momentos mais tristes da minha vida. O Max e a Rachel me ajudaram a tocar o fórum desde o início até o final.
Foi um grande sucesso. Todos os palestrantes deixaram mensagens importantes para a vida profissional daquela garotada que os ouviam com total interesse. No final de cada palestra corriam até o microfone para fazer perguntas e tentar saber mais de cada um daqueles profissionais.
O Clóvis Tavares, muito criativo e engenhoso, sendo um dos melhores palestrantes do país, encantou a todos com suas mensagens intercaladas por incríveis mágicas. No final, reuniu toda a plateia para uma foto, que foi projetada no telão. E bem no centro da foto ele conseguiu incluir o Ruy Leal. Naquele momento, eu olhei para o lado e vi que todos nós que amávamos o Ruy estávamos chorando.
Depois desse dia, todas as vezes em que passei perto do hotel, imediatamente me veio à mente os momentos em que estive ali com o Ruy Leal promovendo aqueles eventos que tanto ensinaram aos jovens. Junto com a saudade eu tinha a impressão de que a qualquer momento encontraria o meu amigo entrando por aquelas portas.
Agora, quando o Maksoud encerra suas atividades, comentei com o Valdir Scalabrin, que substituiu o nosso grande comandante na superintendência geral da ONG: sinto que uma parte importante da nossa história, minha, do Ruy, do Via de Acesso e de todos que fazem parte dessa família também se vai. Afinal, durante tantos anos esse hotel abrigou os momentos de maior realização de uma das pessoas mais queridas que pude conhecer. Siga pelo Instagram @polito

Último evento planejado por Ruy Leal para o Via de Acesso no Maksoud

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no [email protected]
Compartilhe  

Tags

últimas notícias