Diário de São Paulo
Siga-nos

Etiópia: Relatos apontam sérias baixas em combates na cidade de Tigray

Pesadas baixas foram relatadas em confrontos em curso entre o exército etíope e as tropas leais ao partido governante da agitada província de Tigray. Pelo

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 08/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h31


O primeiro-ministro do país enviou tropas federais e aeronaves na semana passada para uma grande escalada

Pesadas baixas foram relatadas em confrontos em curso entre o exército etíope e as tropas leais ao partido governante da agitada província de Tigray. Pelo menos seis pessoas foram mortas e 60 ficaram feridas , de acordo com o Médicos Sem Fronteiras.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou sobre uma grande crise humanitária se até 9 milhões de pessoas fugirem dos combates ou Tigray permanecer praticamente isolada do mundo.

Os países da região temem que o conflito possa desencadear uma guerra civil total e desestabilizar o Chifre da África, uma das regiões mais frágeis do continente.

O primeiro-ministro etíope e vencedor do prêmio Nobel da paz do ano passado, Abiy Ahmed, enviou tropas federais e aeronaves para Tigray na quarta-feira em uma grande escalada de uma rivalidade de longa data .

Abiy e líderes militares elogiaram os sucessos dos soldados etíopes, mas um blecaute de comunicações na região tornou suas contas difíceis de verificar. Ambos os lados têm acesso a armas pesadas , armaduras e estoques consideráveis ​​de munição.

Ele também substituiu seu chefe do exército neste domingo (08) e nomeou o vice-chefe, Berhanu Jula, para assumir o comando da Força de Defesa Nacional da Etiópia. A mudança foi parte de uma remodelação mais ampla que parecia ter como objetivo trazer os defensores mais expressivos da operação Tigray para o primeiro plano.

Em um discurso televisionado no domingo, Abiy acusou os líderes regionai s de Tigray de se prepararem para a guerra com o governo federal desde 2018. O grupo desviou fundos de desenvolvimento para comprar armas e treinar milícias, disse ele.

Um general sênior disse a um jornal estatal que vários locais em Tigray estão agora sob o controle do exército federal . “O exército destruiu todas as armas pesadas controladas pelo grupo infiel. Agora está avançando.”

A Frente de Libertação do Povo Tigray dominou a política na Etiópia por quase três décadas antes de Abiy chegar ao poder em 2018, após protestos antigovernamentais. Agora controla apenas sua província natal.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias