Diário de São Paulo
Siga-nos

Estudo demonstra como ‘ataque’ do sistema imune leva ao aborto espontâneo

Um estudo em ratos, pesquisadores do Hospital Saint Michael, no Canadá, demonstraram como células do sistema imune podem impedir o crescimento do feto no

Estudo demonstra como ‘ataque’ do sistema imune leva ao aborto espontâneo
Estudo demonstra como ‘ataque’ do sistema imune leva ao aborto espontâneo

Redação Publicado em 09/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h40


Testes em ratos publicados na ‘Nature Communications’ mostram como células de defesa são enviadas para destruir a placenta, o que pode impedir a nutrição do feto.

Um estudo em ratos, pesquisadores do Hospital Saint Michael, no Canadá, demonstraram como células do sistema imune podem impedir o crescimento do feto no útero ou causar um aborto espontâneo.

A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (9) na “Nature Comunnications” e tem como objetivo evitar que mulheres sofram de trombocitopenia neonatal, condição em que o sistema de defesa da mãe enxerga o feto como uma “ameaça” e envia anticorpos para destruir as células fetais.

Essa resposta imune ocorre normalmente, mas, em alguns casos, ela é mais agressiva. O que os pesquisadores descobriram é que, em ratos, o ataque permanece ao longo da gravidez nas cobaias que vão ter problemas com o feto mais à frente.

Outro achado é que o sistema imune dos ratos também ativou anticorpos que têm por alvo células responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da placenta: os trofoblastos.

Esse “ataque imunológico” pode deformar a placenta e interromper o envio de nutrientes para o feto, o que limita o crescimento do bebê no útero e aumenta a probabilidade de aborto espontâneo.

O pesquisador Heyu Ni, autor do estudo e cientista do Hospital Saint Michael, diz que o achado poderá ajudar a evitar os efeitos devastadores da condição.

“Acreditamos que estamos mais próximos de mecanismos capazes de identificar esses casos mais cedo”, disse o pesquisador.

No laboratório, os pesquisadores também testaram drogas que poderiam prevenir o ataque do sistema imune ao feto.

Uma opção testada é um tipo de ‘outro anticorpo’ construído para atacar a célula de defesa da mãe enviada para destruir a placenta.

A construção da estrutura foi feita a partir do plasma sanguíneo de mais de 1.000 doadores saudáveis. Pesquisadores também observaram que a terapia conseguiu diminuir os anticorpos anti-fetais maternos.

Compartilhe  

últimas notícias