Diário de São Paulo
Siga-nos

Estudantes criam esmalte ‘antiestupro’ que detecta substância sedativa

Seis estudantes do curso de Engenharia Química do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), em São Paulo, desenvolveram um esmalte

Estudantes criam esmalte ‘antiestupro’ que detecta substância sedativa
Estudantes criam esmalte ‘antiestupro’ que detecta substância sedativa

Redação Publicado em 03/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h25


Seis estudantes do curso de Engenharia Química do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), em São Paulo, desenvolveram um esmalte “antiestupro” que muda de cor ao entrar em contato com bebidas misturadas com Alprazolam, uma substância sedativa.

Aplicado em unhas postiças, de material plástico, o esmalte altera sua cor, de azul para rosa, quando entra em contato com bebidas misturadas como o fármaco, detectando assim o remédio. As universitárias revelam que a ideia inicial era apenas produzir um esmalte cromático, mas a proposta evoluiu ao pesquisarem sobre quais eram os remédios mais utilizados em festas por jovens e estudantes nos Estados Unidos e constatar o sedativo Xanax, no brasil comercializado como Alprazolam, utilizado pelas alunas do Unifeb para a produção do esmalte. De acordo com a aluna Giulia Brandemarte, a proposta do trabalho é pesquisar e apresentar algo que contribua para a sociedade, especialmente para jovens. O esmalte foi testado em diversas bebidas misturadas com o remédio, como água, vinho e vodka. “A intenção era testar em bebidas de teor alcoólico, pois geralmente o medicamento é misturado nelas durante as festas”, revelou a universitária.

Apresentado no início de junho, o esmalte cromático foi desenvolvido pelas alunas do curso de engenharia química, Fabiana Capodifoglio, Giulia Rojas Brandemarte, Juliana Taha, Rita de Cássia Pereira e Mylla Christie, e pela estudante do curso de engenharia de produção, Gabryelle Soares. O trabalho foi orientado pelo professor Antônio Marangoni.

Compartilhe  

últimas notícias