Diário de São Paulo
Siga-nos

Estados Unidos vencem Irã no basquete masculino das Olimpíadas

A seleção americana de basquete venceu, na madrugada desta quarta-feira, o Irã por 120 x 66, em partida válida pela segunda rodada da chave de grupos do

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 28/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h16


A seleção americana de basquete venceu, na madrugada desta quarta-feira, o Irã por 120 x 66, em partida válida pela segunda rodada da chave de grupos do basquete masculino, com impressionantes 20 bolas de três pontos. Depois do susto da estreia na derrota para a França, os comandados de Gregg Popovich não tiveram a menor dificuldade para passar pelo Irã, melhor time asiático da atualidade, mas que não passou de uma 23º posição na Copa do Mundo de 2019.

Se o Brasil não está representado no basquete com nenhuma equipe, na arbitragem Andreia Silva marca presença. Ela se tornou, nesta quarta-feira, a primeira mulher da história a apitar uma partida masculina de basquete nas Olimpíadas.

Gregg Popovich rodou muito os jogadores, nenhum ficou em quadra mais que 25 minutos. Os maiores pontuadores dos EUA foram Damian Lillard, com 21 pontos, e Devin Booker com 16. O jogo não foi exatamente um show, daqueles que os fãs de basquete estão acostumados. Poucas enterradas e tocos, muitas bolas de três e uma marcação bem frouxa dos dois lados. No fim, uma vitória tranquila para os americanos.

Lillard tenta o toco em Estados Unidos x Irã — Foto: REUTERS/Brian Snyder

Lillard tenta o toco em Estados Unidos x Irã — Foto: REUTERS/Brian Snyder

Os americanos abriram vantagem no placar logo nos primeiros minutos, usando e abusando das bolas de três pontos, principalmente com Damian Lillard e Khris Middleton. No fim do primeiro quarto, o placar já apontava 28 a 12.

A seleção dos EUA forçava pouco a bola no garrafão, já que os iranianos deixavam sempre espaço para os arremessos de três pontos. Os jogadores da NBA estão acostumados com uma linha de 3 pontos 30cm mais distante da cesta. Assim, terminaram o primeiro tempo com 60 a 30, com 13 bolas de três convertidas.

No terceiro quarto, os jogadores americanos seguiram rodando, enquanto o Irã tentava manter um padrão de jogo. A equipe não conseguia incomodar no ataque e, na defesa, tentava fechar mais o garrafão, deixando sempre a chance dos americanos arremessarem de longe. Ao fim, o placar era 82 a 43.

Kevin Durant e Draymond Green comemoram — Foto: REUTERS/Brian Snyder

Kevin Durant e Draymond Green comemoram — Foto: REUTERS/Brian Snyder

No último quarto, o Irã começou mais ativo, principalmente com Mohammad Jamshidijafarabadi, e marcou sete pontos em 1m30s, o que forçou Gregg Popovich a pedir tempo. Depois, o jogo seguiu lá e cá, sem muita agressividade, mas ainda com velocidade. No fim, placar tranquilo de 120 a 66.

Os americanos voltam à quadra contra a República Tcheca no próximo sábado, para fechar a fase de classificação. O Irã irá jogar contra a França no mesmo dia.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias