Diário de São Paulo
Siga-nos

Estado de SP tem menor número de internados por Covid desde abril do ano passado, diz governo

Neste domingo (24), o estado de São Paulo registrou o menor número de hospitalizados por Covid-19 desde 2 de abril de 2020, segundo a Secretaria estadual da

Estado de SP tem menor número de internados por Covid desde abril do ano passado, diz governo
Estado de SP tem menor número de internados por Covid desde abril do ano passado, diz governo

Redação Publicado em 24/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 22h54


Neste domingo, 3.509 pessoas estão hospitalizadas devido à doença. Em março, pico da segunda onda, eram mais de 31 mil internados.

Neste domingo (24), o estado de São Paulo registrou o menor número de hospitalizados por Covid-19 desde 2 de abril de 2020, segundo a Secretaria estadual da Saúde.

São 3.509 internados com a doença, sendo 1.677 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 1.832 em leitos clínicos. No sábado (23), eram 3.563 pacientes hospitalizados, sendo 1.641 em UTIs e 1.922 em leitos clínicos.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI deste domingo são de 27,5% no estado e 36,3% na Grande São Paulo.

No pico da segunda onda, em março deste ano, o estado chegou a ter mais de 31 mil pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 em toda rede pública e privada de saúde. A taxa geral de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) atingiu 92%.

Segundo a secretaria, a redução nas hospitalizações se deve ao avanço da campanha de vacinação contra a doença – 70,2 milhões de doses foram aplicadas no estado, e 85,65% da população adulta está totalmente imunizada, ou seja: tomou as duas doses da vacina ou a vacina de dose única.

Desde o início da pandemia até este domingo, são 4.399.007 casos registrados de Covid no estado e 151.544 óbitos.

Sem novos casos

Levantamento feito pelo estado de São Paulo e concluído na sexta-feira (22) identificou que quatro hospitais estaduais que são referência para o tratamento da Covid-19 não registraram novos casos de internação pela doença há pelo menos uma semana.

As unidades de saúde estão localizadas na Grande São Paulo, em Araraquara, em Bauru e na Baixada Santista, regiões em que a vacinação completa, com primeira e segunda doses, ultrapassa os 60%. Segundo a Secretaria estadual da Saúde, a queda na busca por hospitais é reflexo do avanço da campanha de vacinação.

As quatro regiões também têm baixos indicadores de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos.

O Hospital Estadual de Américo Brasiliense, de Araraquara, não registra internação de pacientes confirmados com coronavírus desde 13 de outubro. Além disso, no momento não há nenhum paciente internado com coronavírus na unidade, que já está atendendo outras doenças, devido à queda na demanda pela doença.

A taxa de ocupação de leitos é de 10,6% em UTI e 10,5% em enfermaria, os menores indicadores de ocupação entre as quatro áreas analisadas. Cerca de 707 mil moradores desta região já estão com esquema vacinal completo, segundo a secretaria.

Outra unidade referência é o Hospital Estadual de Bauru, que também não recebe novos casos da doença desde 13 de outubro. Atualmente, há quatro pacientes internados na enfermaria e nenhum na UTI. A ocupação regional é de 17,1% em UTIs e 6,5% dos leitos clínicos, com mais de 1,2 milhão de pessoas integralmente imunizadas.

Na Baixada Santista, o Hospital Regional de Itanhaém está há 10 dias sem internar pacientes com Covid-19. A região registra ocupação de 23,2% em UTI e 15,2% em enfermaria, e 1,1 milhão de residentes do litoral Sul do Estado já concluíram o esquema vacinal.

Na Grande São Paulo, há três semanas não são internados novos casos da doença no Hospital Estadual Mário Covas, que fica em Santo André. Atualmente há apenas quatro pacientes internados em enfermaria e três na UTI. A taxa de ocupação da Grande SP é de 31,6% e 36,1%, respectivamente, e ultrapassa 14,2 milhões de pessoas com proteção completa contra Covid-19.

70 milhões de doses

Aplicação de vacina contra Covid no Shopping Iguatemi de São Carlos — Foto: Prefeitura de São Carlos

Aplicação de vacina contra Covid no Shopping Iguatemi de São Carlos — Foto: Prefeitura de São Carlos

O estado de São Paulo atingiu a marca de 70.192.062 de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19, segundo balanço do “vacinômetro” da Secretaria Estadual da Saúde atualizado até as 19h20 deste domingo.

De acordo com os dados, foram ministradas 37.429.126 de primeiras doses e 29.345.934 de segundas doses, além de 1.170.128 pessoas que receberam a dose única da vacina da Janssen. A dose adicional, ou dose de reforço, foi aplicada em 2.246.919 pessoas. O estado possui cerca de 44 milhões de habitantes.

Na população em geral, pelo menos 65,92% do público já tomou a segunda dose, de acordo com o governo paulista.

Moradora recebe dose da vacina contra Covid-19 durante Dia D de aplicação da 2ª dose em Campinas (SP) — Foto: Eduardo Lopes

Moradora recebe dose da vacina contra Covid-19 durante Dia D de aplicação da 2ª dose em Campinas (SP) — Foto: Eduardo Lopes

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias