Diário de São Paulo
Siga-nos

Estado de SP tem mais de 115 mil vacinados com 1ª dose da Coronavac

No estado de São Paulo, mais de 115 mil pessoas receberam a 1ª dose da CoronaVac até este sábado (23), segundo o Vacinômetro, do Governo de São Paulo. A

SP
SP

Redação Publicado em 23/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h17


No estado de São Paulo, mais de 115 mil pessoas receberam a 1ª dose da CoronaVac até este sábado (23), segundo o Vacinômetro, do Governo de São Paulo. A vacinação começou há uma semana, no domingo (17), após a aprovação da Anvisa do uso emergencial do imunizante no país.

Na capital paulista, são cerca de 31 imunizados, sendo 24 mil profissionais de saúde, cerca de 6 mil idosos moradores de abrigos e mais de 500 indígenas.

A CoronaVac é uma vacina contra Covid-19 baseada em vírus inativado e desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan. Parte das doses foi entregue pela Sinovac já pronta para uso, enquanto outra parte foi envasada pelo instituto em São Paulo.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o primeiro lote, com cerca de 203 mil doses, chegou a todos os equipamentos de saúde da capital neste final de semana.

Após a aprovação da Anvisa do uso emergencial das seis milhões de doses que chegaram prontas da China, 1.357.040 ficaram foram reservadas para o estado, número proporcional à população paulista.

Nesta sexta-feira (22), a agência aprovou o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac, que serão distribuídas para todo o país. Ainda na tarde de sexta, mais 200 mil doses foram levadas ao Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde de São Paulo.

SP endurece quarentena

O agravamento da pandemia de Covid-19 no estado de São Paulo levou a gestão João Doria (PSDB) a anunciar, nesta sexta-feira (22), medidas para tentar conter o avanço do número de casos e mortes provocadas pelo coronavírus.

As ações se concentram em três eixos centrais:

  • endurecimento de medidas restritivas de isolamento – estado entra fase vermelha da quarentena aos finais de semana e a partir das 20h nos dias úteis;
  • adiamento da volta às aulas na rede estadual – previsto para 1º de fevereiro, o retorno deve ocorrer no dia 8 do mês que vem; além disso, foi suspensa a obrigatoriedade do retorno presencial dos alunos de escolas em regiões nas fases laranja e vermelha;
  • cancelamento de cirurgias eletivas – esse tipo de procedimento foi suspenso em todos os hospitais públicos e conveniados porque o estado corre risco de esgotar sua capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 28 dias, caso o ritmo atual de novas internações por Covid-19 se mantenha.

O estado de SP registra média diária de óbitos pela doença acima de 200 há 14 dias seguidos, o que não acontecia desde setembro de 2020.

Entenda as cores do Plano SP

Entenda as cores do Plano SP

.

.

.

G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias