Diário de São Paulo
Siga-nos

Está com caspa? Veja 5 dicas fáceis para controlar este problema

A descamação do couro cabeludo, ou caspa, é um problema que pode ser causada por vários fatores, que vão desde genética e má alimentação, até o estresse do

Está com caspa? Veja 5 dicas fáceis para controlar este problema
Está com caspa? Veja 5 dicas fáceis para controlar este problema

Redação Publicado em 16/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h22


Lavar, secar e até pentear os fios de forma correta são algumas formas de evitar a descamação do couro cabeludo

A descamação do couro cabeludo, ou caspa, é um problema que pode ser causada por vários fatores, que vão desde genética e má alimentação, até o estresse do dia a dia. Mas apesar de não existir uma “solução mágica” para resolver essa questão, é possível controlá-la com cuidados simples.

É importante lembrar que esses cuidados para controlar a caspa devem ser redobrados no verão, pois o suor causado pelas altas temperaturas e o contato com água do mar e da piscina, aumentam as chances de proliferação de fungos e bactérias.

Quer saber quais são essas dicas para os cabelos ? confira abaixo:

1. Invista em limpeza, hidratação e nutrição

Pode até parecer óbvio, mas a principal solução para tratar e amenizar os sintomas da descamação é prezar pela limpeza dos fios e investir em nutrição e hidratação.

“A lavagem frequente com água morna ou fria, a utilização de shampoos e condicionadores específicos para seu tipo de cabelo e de pele, e a preferência por produtos que ajudem a repor os nutrientes e manter a hidratação dos fios são fundamentais”, orienta Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor.

Na opinião da especialista, apostar em shampoos antirresíduos e anticaspa é uma ideia para eliminar as impurezas e o acúmulo de ativos dos produtos diários. Mas, por não tratar os fios e ainda acirrar o ressecamento, eles não fazem o trabalho sozinhos. “Recomendo aos meus pacientes intercalar o uso de produtos anticaspa com os que têm como finalidade hidratar”, complementa.

2. Evite lavar em excesso

Apesar da limpeza ser um fator muito importante nesse controle,  o excesso de lavagens também é prejudicial aos fios. Isso porque é necessário para os cabelos ter uma oleosidade natural, que os protege de danos externos e os faz crescerem fortes e saudáveis.

Além de tudo, lavar muitas vezes pode causar efeito rebote, que ocorre o couro cabeludo produz mais óleo para compensar a oleosidade que foi removida, deixando os fios oleosos. “Manter a higienização não significa lavar os cabelos a toda hora, algo que os deixa ressecados e frágeis”, acrescenta Luciana.

3. Seque os fios e evite o acúmulo de produtos

Outras dicas importantes são remover completamente os produtos na hora de lavar a cabeça e evitar deixar os fios úmidos por muito tempo. Sim, isso significa que dormir com o cabelo molhado é um péssimo costume para quem sofre com a caspa.

Para secá-los, o ideal é enxugar bem com uma toalha – que seja de algodão, de preferência – e utilizar o secador na temperatura morna e a uma distância de aproximadamente 30 centímetros da cabeça, para evitar queimaduras e ressecamento.

4. Use escovas apropriadas

O tipo de escova utilizado também pode ajudar a controlar a caspa. O ideal é escolher um modelo que seja adequado para o seu tipo de fio e, além de desembaraçar, também massageie a raiz. De acordo com a profissional da Condor, esse processo ajuda a estimular a produção de óleo no couro cabeludo e minimizar a descamação.

5. Tenha uma vida leve e equilibrada

Manter uma vida equilibrada, com hábitos mais saudáveis e que proporcionem a sensação de bem-estar físico e mental são complementares aos cuidados com os fios . Em casos mais graves de caspa , o ideal é procurar um dermatologista para indicar qual o tratamento adequado e se há necessidade da utilização de loções, medicamentos e até fototerapia.

IG

Compartilhe  

últimas notícias