Diário de São Paulo
Siga-nos

Esperma na cama engravida? Delas responde

É fato: sexo ainda é um tema que rende muitas dúvidas entre as mulheres, principalmente quando o assunto é possibilidade de gravidez. Uma de nossas leitoras,

Esperma na cama engravida? Delas responde
Esperma na cama engravida? Delas responde

Redação Publicado em 08/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h10


Especialista responde dúvida de leitora sobre gravidez sem penetração

É fato: sexo ainda é um tema que rende muitas dúvidas entre as mulheres, principalmente quando o assunto é possibilidade de gravidez. Uma de nossas leitoras, por exemplo, quer saber se existe risco de engravidar quando a cama está suja de esperma.

De acordo com Luana Souza, ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, objetos como toalhas, lençol e roupas com líquido seminal não engravidam. “O espermatozoide necessita de um ambiente adequado para sobreviver, como líquido e a lubrificação vaginal, para chegar a seu destino. Devido a isso, não ocorre gestação somente com toalhas ou lençóis”, explica.

Gravidez sem penetração

Embora o esperma na cama não engravide, a profissional alerta que existem algumas possibilidades de gravidez , com ou sem penetração. “Isso porque apenas o contato dos órgãos genitais do homem e da mulher sem nenhuma forma de barreira pode resultar na liberação de líquidos seminais que contém espermatozoides, levando a uma gestação”, pontua.

Nesse sentido, Luana chama a atenção para uma prática comum entre os casais, o coito interrompido. “Não é uma técnica indicado como método contraceptivo por apresentar falhas no tempo em que a ejaculação ocorre, além de conter esperma no líquido pré-ejaculatório”, diz. Por isso, como a especialista explica, não se pode confiar que apenas a penetração vai engravidar.

Luana ainda reforça sobre a importância de buscar um ginecologista no caso de dúvidas como essa.

Tem alguma dúvida sobre sexo, sexualidade ou até mesmo posições sexuais? Faça como a leitora que nos mandou o questionamento sobre esperma e gravidez e entre em contato conosco pelo email [email protected]. Nós vamos conversar uma especialista para respondê-la com sigilo total!

IG

Compartilhe  

últimas notícias