Diário de São Paulo
Siga-nos

Escolas de SP vão poder receber mais alunos de forma presencial

A partir de 1o de agosto, as escolas de São Paulo vão poder retomar as aulas presenciais sem que seja estabelecido um limite máximo de alunos em sala.

Escolas de SP vão poder receber mais alunos de forma presencial
Escolas de SP vão poder receber mais alunos de forma presencial

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h11


Governo vai adquirir 3 milhões de testes de covid-19

A partir de 1o de agosto, as escolas de São Paulo vão poder retomar as aulas presenciais sem que seja estabelecido um limite máximo de alunos em sala. Atualmente, por causa da pandemia de covid-19, as aulas presenciais no estado são permitidas desde que a capacidade máxima fique em 35% do número de alunos e com limite mínimo de 1,5 metro de distância entre eles.Escolas de SP vão poder receber mais alunos de forma presencialEscolas de SP vão poder receber mais alunos de forma presencial

Agora, o governo de São Paulo não vai mais estabelecer limites. A partir, cada escola vai poder calcular quantos alunos serão permitidos de forma presencial, desde que seja mantido um distanciamento mínimo de 1 metro entre eles.

“Neste novo plano, a partir, cada escola deverá determinar a capacidade de acolhimento total de alunos de acordo com a sua realidade, desde que sejam respeitados todos os protocolos de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes na sala de aula”, explicou o governador de São Paulo, João Doria.

Segundo o governo paulista, a volta às aulas presenciais não será obrigatória nesse primeiro momento. “Nós tomamos a decisão de que, no mês ainda não será obrigatória a volta às aulas. A família ainda poderá no mês optar. Durante o mês e até o início vamos discutir e rever”, disse o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.

Testes e vacinas

O governo de São Paulo disse que vai adquirir 3 milhões de testes de covid-19 destinados exclusivamente para profissionais da área da educação e alunos. Os testes serão aplicados em casos sintomáticos.

Os casos devem ser notificados a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e registrados no sistema de monitoramento da secretaria de Educação de São Paulo, o SIMED, e atualizado com o registro médico.

Desde o dia , profissionais da área de educação com idade superior a 47 anos estão sendo vacinados no estado. No dia , começou a vacinação de profissionais da educação com 45 e 46 anos e, desde , todos os profissionais da Educação Básica do estado com mais de 18 anos também começaram a ser imunizados.

Ensino superior

O governo de São Paulo também anunciou  que vai ampliar o número de cursos universitários que poderão retomar as atividades presenciais. Com isso, além dos cursos de medicina, os cursos de saúde pública, saúde coletiva e de medicina veterinária poderão funcionar de forma totalmente presencial.

“Nós temos um protocolo que fala que os cursos da área de saúde podem funcionar até 100% presencial, por exemplo, o curso de medicina. O próprio curso define qual será o seu protocolo, a sua forma de funcionamento. E nós estamos incluindo alguns cursos que não estavam na listagem do decreto que passarão a seguir as mesmas regras, que são os cursos de saúde coletiva, de saúde publica e de medicina veterinária”, afirmou o secretário.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias