Diário de São Paulo
Siga-nos

Escolas de samba paulistanas fecham ruas da capital para ensaios e desfilam apesar de cancelamento do carnaval

As escolas de samba paulistanas fecharam ruas da capital para fazer ensaio geral na noite de sábado (26), data em que seriam realizados os desfiles no

Escolas de samba paulistanas fecham ruas da capital para ensaios e desfilam apesar de cancelamento do carnaval
Escolas de samba paulistanas fecham ruas da capital para ensaios e desfilam apesar de cancelamento do carnaval

Redação Publicado em 27/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h01


Prefeitura informa que estabelecimentos e organizadores de eventos devem zelar pelo cumprimento dos protocolos sanitários vigentes.

As escolas de samba paulistanas fecharam ruas da capital para fazer ensaio geral na noite de sábado (26), data em que seriam realizados os desfiles no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte. O carnaval foi adiado pela Prefeitura para abril por causa do aumento dos casos de Covid-19 em decorrência da variante ômicron.

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi fechou a avenida Mazzei, na Zona Norte de São Paulo. Rosas de Ouro também fez seu desfile nas ruas próximas à quadra da escola, também na Zona Norte. “Fomos para a rua”, escreveu um integrante da escola nas redes sociais.

Na Zona Oeste, a Dragões da Real começou a festa dentro da quadra da escola, mas depois ganhou as ruas com o ensaio do seu desfile.

Outras escolas fizeram ensaios dentro da quadra. A Vai-Vai foi para a Barra Funda e se uniu ao ensaio da escola Camisa Verde e Branco. Barroca Zona Sul e Gaviões da Fiel também se uniram na quadra.

A Acadêmicos do Tatuapé fez um baile de máscara e ensaio geral na noite de sábado na sua quadra. Mocidade Alegre também teve ensaio na quadra.

Acadêmicos do Tucuruvi fizeram ensaio em rua da Zona Norte da capital paulista neste sábado (26) — Foto: Reprodução/Instagram

Acadêmicos do Tucuruvi fizeram ensaio em rua da Zona Norte da capital paulista neste sábado (26) — Foto: Reprodução/Instagram

Pandemia

Não foram só as escolas de samba que deram um jeitinho de curtir o carnaval. Com os desfiles de blocos de rua cancelados em 2022, a cidade de São Paulo teve bares e bailes lotados e filas para entrar em festas particulares neste sábado (26) de carnaval.

Por causa da pandemia, a gestão municipal cancelou os desfiles de rua na capital paulista, mas manteve as festas particulares em locais fechados, que podem funcionar obedecendo regras sanitárias do governo paulista.

Na última semana, o estado de São Paulo registrou queda no total semanal de mortes por Covid-19 pela primeira vez em 2022. As médias móveis de mortes e casos por Covid-19 estão em leve queda no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (23) a média móvel diária de mortes é de 232. Apesar disso, as regras sanitárias ainda estão em vigor.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na quarta-feira (23) que as prefeituras do estado devem acionar a Polícia Militar caso haja desfiles de carnaval clandestinos durante o ponto facultativo da próxima semana.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que “os estabelecimentos e organizadores de eventos devem zelar pelo cumprimento dos protocolos sanitários vigentes.” É necessário apresentar o comprovante de vacinação.

De acordo com a Prefeitura, anteriormente, o passaporte era obrigatório apenas para eventos acima de 500 pessoas, mas foi ampliado para todas as festas e similares, independentemente do público presente, justamente pelo aumento de casos com a chegada da variante ômicron.

Além disso, os organizadores também devem limitar o público a 70% da capacidade do local. É obrigatório o uso de máscaras em todos os momentos em que as pessoas não estiverem se alimentando, além de disponibilizar álcool em gel e propiciar condições para a higienização do público.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias