Diário de São Paulo
Siga-nos

Entra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto pai

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que permite a realização do teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai. A nova legislação foi

Entra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto pai
Entra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto pai

Redação Publicado em 19/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h41


O teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que permite a realização do teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (19).Entra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto paiEntra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto pai

Segundo o texto da lei, o teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz caso o suposto pai tenha morrido ou não possa ser localizado. O exame deve ser feito “preferindo-se os [parentes] de grau mais próximo aos mais distantes”.

A nova legislação altera um trecho da Lei de Investigação da Paternidade (Lei 8.560/1992), para acrescentar a previsão de exame em parentes próximos.

A proposta de se fazer o exame em parentes próximos do suposto pai tramitou por 12 anos no Congresso, tendo sido primeiro apresentada em 2009 pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias