Diário de São Paulo
Siga-nos

Entenda a evolução do câncer que afeta o prefeito Bruno Covas

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de 41 anos, apresentou agravamento do estado de saúde nesta sexta-feira (14) e seu quadro clínico foi

BRUNO COVAS
BRUNO COVAS

Redação Publicado em 15/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h00


Prefeito de São Paulo foi diagnosticado com câncer na região da cárdia em 2019. Exames feitos no início deste ano mostraram novos tumores nos ossos e no fígado. Covas teve piora nesta sexta (14) e quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica.

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de 41 anos, apresentou agravamento do estado de saúde nesta sexta-feira (14) e seu quadro clínico foi considerado irreversível pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo, onde ele está internado desde o dia 2 de maio.

Covas está em uma unidade semi-intensiva do hospital acompanhado por familiares. Ele recebeu sedativos e analgésicos para não sentir dores nos últimos momentos de vida.

VÍDEO: Estado de saúde de Bruno Covas é considerado irreversível

Estado de saúde de Bruno Covas é considerado irreversível

Ele foi internado após passar mal em casa e apresentar náuseas e vômitos. Os médicos detectaram que ele estava com um quadro de anemia e foi diagnosticado um sangramento na região da cárdia, entre o estômago e esôfago (onde o câncer teve início). Covas passou por uma endoscopia e o sangramento foi contido durante o procedimento. Dias depois, o sangramento voltou e ele passou por sessões de radioterapia.

No dia 3 de maio, um dia depois de ser internado, Covas foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi intubado após a descoberta do novo sangramento no sistema digestivo.

O sangramento, causado por uma úlcera, estava localizado em cima do tumor diagnosticado em 2019, na cárdia, uma válvula na passagem do esôfago para o estômago. (veja na imagem abaixo a evolução do quadro clínico desde 2019).

Tratamento de Bruno Covas, prefeito de SP, contra câncer — Foto: Elcio Horiuchi/Arte G1

Tratamento de Bruno Covas, prefeito de SP, contra câncer — Foto: Elcio Horiuchi/Arte G1

Em outubro de 2019, Bruno Covas foi diagnosticado com um câncer na região da cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, durante uma consulta para tratar uma infecção de pele. Na época, também foi diagnosticada metástase do câncer original, com linfonodos aumentados ao redor do pâncreas e um nódulo no fígado.

Ainda em 2019, o prefeito iniciou sessões de quimioterapia e radioterapia, que fizeram com que os tumores regredissem e diminuíssem de tamanho. Ele continuou o tratamento em 2020 com imunoterapia, sem a necessidade de se licenciar do cargo, pois apresentava boas condições clínicas.

Em janeiro de 2021, após ser reeleito nas eleições municipais, Covas anunciou uma nova fase de procedimentos no combate à doença. Ele tirou uma licença de 10 dias para se submeter a novas sessões de radioterapia.

VÎDEO: Veja a cronologia da doença de Bruno Covas

Veja a cronologia da doença de Bruno Covas

No entanto, em fevereiro deste ano, exames de rotina apontaram que a doença ganhou terreno, segundo os médicos, com novo nódulo no fígado. No último dia 16 de abril, a equipe médica revelou que novos focos de tumores no fígado e nos ossos da coluna e da bacia foram encontrados. Covas voltou a realizar sessões de quimioterapia e imunoterapia.

No final de abril, ele apresentou uma piora no quadro de saúde e foi diagnosticado com líquido no abdômen e nas pleuras, tecidos que revestem os pulmões. Drenos foram colocados para a retirada do líquido, e sua alimentação passou a ser complementada com a administração de alimento na veia.

Bruno Covas tem acúmulo de líquido no pulmão e abdômen

Bruno Covas tem acúmulo de líquido no pulmão e abdômen

A drenagem dos líquidos foi bem-sucedida, segundo os médicos, e o prefeito teve alta no último dia 27.

A previsão era a de que Bruno Covas retornasse ao hospital só nos próximos dias para dar continuidade ao tratamento. Mas, por estar sentindo mal-estar e mais dores, a equipe médica julgou necessário antecipar a volta e ele foi internado novamente no último domingo (2).

Por causa da transferência para a UTI, as sessões de quimioterapia e imunoterapia que o prefeito faria nesta segunda (3) foram suspensas e não devem acontecer nos próximos dias. A análise dos médicos é a de que esse tipo de sangramento não é desejável, mas faz parte do tipo de tratamento que ao qual o prefeito se submete atualmente.

Covas anunciou no domingo (2) uma licença de 30 dias do cargo de prefeito para poder realizar o tratamento, a mais longa até agora.

“O prefeito quer se dedicar integralmente à prefeitura. Mas com um tratamento desse porte, na nossa opinião e na dele, não é possível. Então, ele optou por se afastar 30 dias. Ele vai ficar voltado integralmente a esse tratamento e nós vamos, obviamente, monitorando dia a dia”, disse nesta segunda-feira o médico David Uip.

Ricardo Nunes assume a prefeitura no lugar de Bruno Covas

Ricardo Nunes assume a prefeitura no lugar de Bruno Covas

Cronologia

  • Outubro de 2019: Covas é diagnosticado com câncer em válvula do estômago, com metástase no fígado e linfonodos
  • Dezembro de 2019: Tumores regridem após quimioterapia
  • Fevereiro de 2021: Novo nódulo é encontrado no fígado
  • 16 de abril de 2021: Exames mostram novos pontos de câncer nos ossos da coluna e da bacia e no fígado
  • 21 de abril de 2021: Inflamação causa acúmulo de líquido nos pulmões e no abdômen
  • 3 de maio de 2021: Sangramento é encontrado no estômago. Prefeito vai para UTI e se licencia do cargo por 30 dias

Primeiro diagnóstico em 2019

O prefeito da capital foi internado pela primeira vez em outubro de 2019, quando chegou ao hospital com erisipela (infecção), que evoluiu para trombose venosa profunda (coágulos) na perna direita. Os coágulos subiram para o pulmão, causando o que é chamado de embolia.

Durante os exames para localizar os coágulos, médicos detectaram o câncer na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado e nos linfonodos.

Entenda o câncer que atingiu o prefeito Bruno Covas em 2019

Entenda o câncer que atingiu o prefeito Bruno Covas em 2019

Em 2019 e 2020, Covas passou por oito sessões de quimioterapia, que fizeram com que o tumor regredisse. Mas, segundo a equipe médica, não foram suficientes para vencer o câncer. Após novos exames, o prefeito iniciou o tratamento com imunoterapia.

Em entrevista ao Fantástico logo após a descoberta do câncer, no final de 2019, Bruno Covas se disse confiante no tratamento, como mostra o vídeo abaixo:

'Estou muito confiante', diz Bruno Covas após descoberta de câncer; veja entrevista

‘Estou muito confiante’, diz Bruno Covas após descoberta de câncer; veja entrevista

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias