Diário de São Paulo
Siga-nos

Ensinamentos preciosos de Eugenio Mussak sobre carreira e comportamento

Por Reinaldo Polito

Ensinamentos preciosos de Eugenio Mussak sobre carreira e comportamento
Ensinamentos preciosos de Eugenio Mussak sobre carreira e comportamento

Redação Publicado em 26/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h36


Por Reinaldo Polito

Ensinamentos preciosos de Eugenio Mussak

sobre carreira e comportamento

Você já deve ter assistido a uma palestra, e meia hora depois não se lembrava mais de uma única palavra do palestrante. Assim como deve ter comparecido a apresentações que chegaram a mudar sua vida. Vários conceitos discutidos naquele encontro se transformaram em norte para as suas decisões.

Eu tenho a honra de presidir o Instituto Via de Acesso Ruy Leal há 18 anos. É uma ONG que se dedica à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Como parte do processo de capacitação, promovemos regularmente palestras ministradas pelos melhores especialistas em suas atividades. É gratificante ver os jovens que lotam os auditórios entusiasmados com o que aprendem nesses eventos.

Eles recebem ali orientações que não obteriam em nenhum outro lugar. São lições de vida e de carreira que, de maneira geral, não encontrariam na escola, ou no ambiente de trabalho. Os profissionais preparam o conteúdo de suas exposições, adaptando a mensagem às aspirações, necessidades e capacidade de compreensão daqueles ouvintes. São mesmo momentos emocionantes.

Um palestrante que nos brindou diversas vezes com seu saber e larga experiência foi Eugenio Mussak. Um dos melhores oradores em atividade no país. Além de ser profissional de ponta, é também um ser humano admirável. Faz parte do Conselho da nossa ONG, e convivemos durante vários anos no Conselho de Professores do IBMEC. Sua esposa, Luciana, foi minha aluna, e hoje dirige a bem-sucedida Revista Vida Simples, que em sua área de atuação é a melhor que temos no país.

Parte de perícia em material encontrado no AM deve ficar pronta hoje

Eugenio Mussak e a esposa Luciana

Eugenio é formado em medicina, professor, escritor, empresário e palestrante. Em todas essas atividades, ele se vale dos conhecimentos científicos que adquiriu e praticou ao longo da vida. Esse respaldo cultural faz com que transpire competência em cada uma de suas frases. É possível identificar esse preparo também nos doze livros que escreveu, abordando questões relacionadas ao Comportamento Humano, Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégias, Mudanças e Superação. Embora atue em todo o país e no exterior, fez de Curitiba seu quartel-general.

Em uma de suas palestras mais marcantes, ele abordou o tema “O valor da liderança na construção da carreira”. Estavam presentes mais de 200 jovens. Nunca mais me esqueci de suas palavras. Espantoso, já que lá se vão cerca de dez anos.

Logo no início da apresentação, com seu sorriso simpático, ele inverteu um antigo conceito, dando à conhecida máxima uma nova e instigante roupagem:

“Existem pessoas que seguem a seguinte filosofia: seja educado comigo e eu serei educado com você!”. Fez uma pausa prolongada, enquanto observava a reação de concordância dos jovens ouvintes, e em seguida emendou: “Errado, quem pensa assim! Prefiro seguir a seguinte filosofia: independentemente da sua educação, eu sempre serei educado com você, porque eu sou educado!”.

A plateia se agitou, ao ouvir o novo e sábio conselho. A partir daí continuou a fustigar a mente da assistência. E novamente contrariou o que as pessoas costumam aceitar sem muita reflexão:

“Existe uma música que só é bonita se cantada no samba, porque como filosofia de vida é péssima: ‘Deixa a vida me levar, vida leva eu!’. Ser alienado e protelar a felicidade, como se fosse um objetivo de vida e não um estado de espírito, é para quem não consegue encontrar a felicidade nas pequenas coisas. Hoje existem pessoas doentes, mas em perfeita saúde. Doentes de espírito, tristes porque não encontram a paz interior e exterior”.

Se cada uma daquelas pessoas na plateia guardasse essas palavras como lema de existência, já teria valido a pena o sacrifício de ter levantado cedo, tomado dois ou três ônibus, se dispondo a estar presente ali naquela manhã.

Eugenio deixou claro que todos deveriam aproveitar o momento de vida, refletir sobre o passado, planejar o futuro e se dedicar com determinação em suas ações. Aconselhou que avaliassem seus pontos positivos para encontrar neles a força de que necessitariam para lutar, e conhecer suas fraquezas para que tivessem consciência do caminho a ser percorrido. Insistiu que levassem consigo a seguinte mensagem:

“Liderar a si é tornar-se um profissional pleno, que encontra a felicidade no que faz! Independentemente do que se faz!”.

Essa foi uma palestra inesquecível, repleta de ensinamentos e reflexões para todos nós, e, em especial, para aqueles que se iniciavam em suas profissões. Afinal, o único caminho para garantirmos um futuro promissor ao país é, sem dúvida, investir no preparo e formação dos jovens. A pandemia colocou um freio nesses projetos, mas já tenho falado com o Superintendente Geral da ONG, Valdir Scalabrin, para retomarmos, assim que tivermos segurança sanitária, esses eventos tão gratificantes.  Siga pelo Instagram @polito


Compartilhe  

últimas notícias