Diário de São Paulo
Siga-nos

Enfermeira diz que “olhos vermelhos” são um sinal importante do Covid-19

A enfermeira norte-americana Chelsey Ernest, que atua na linha de frente contra o coronavírus em Seattle, alerta sobre um sintoma que muitas vezes passa

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 29/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 22h44


Embora o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e o Ministério da Saúde não incluam o sintoma entre os alertas para coronavírus, Academia Norte-americana de Oftalmologia emitiu uma orientação sobre o assunto

A enfermeira norte-americana Chelsey Ernest, que atua na linha de frente contra o coronavírus em Seattle, alerta sobre um sintoma que muitas vezes passa despercebido sobre a nova doença: de acordo com ela, todos os pacientes tratados até agora possuíam o mesmo sintoma de olhos avermelhados.

Em entrevista à rede de TV CNN, Chelsey comenta que a presença de “olhos de alergia” – vermelhos e irritados – são um dos sintomas mais importantes para identificar o Covid-19 . “Normalmente a parte branca do olho não está vermelha. É mais como uma sombra avermelhada ao redor das pálpebras ”, explica a profissional de saúde.

De acordo com ela, quando um paciente que apresenta o sintoma chega ao hospital, é comum que ele seja imediatamente alocado em um leito. “Alguns nos procuram com esse único sintoma , mas já estamos atentos que pode ser muito infeccioso”, confirma.

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), assim como o Ministério da Saúde do Brasil não possuem nenhum sintoma do tipo entre os listados para Covid-19 . Até o momento, tosse, febre e falta de ar seguem como os principais sinais da doença.

Apesar disso, a Academia Norte-americana de Oftalmologia emitiu um comunicado no qual orienta sobre a possibilidade de o vírus causar conjuntivite. A recomendação fala sobre a importância da checagem de sintomas respiratórios por parte dos oftalmologistas, assim como a proteção de boca e nariz ao lidar com qualquer paciente.

IG
Compartilhe  

últimas notícias