Diário de São Paulo
Siga-nos

Enem 2018: gabarito oficial sai na quarta (14)

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado na quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Enem 2018: gabarito oficial sai na quarta (14)
Enem 2018: gabarito oficial sai na quarta (14)

Redação Publicado em 12/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 07h18


Nesta segunda (12), o G1 fará um programa ao vivo às 14h com professores explicando as 10 questões mais difíceis e polêmicas do Enem.

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado na quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na mesma data, o governo também vai divulgar os cadernos de prova.

Enquanto a correção oficial não sai, o G1 apresenta o gabarito extraoficial e a resolução comentada de todas as questões.

Nesta segunda-feira (12), o G1 também terá um programa ao vivo em que os professores explicam as 10 questões mais difíceis e polêmicas do Enem. Ele começa às 14h.

Os candidatos que fizeram o Enem 2018 podem enviar dúvidas pelo Twitter usando a hashtag #G1noEnem. Professores do Sistema COC de Ensino vão explicar o raciocínio para resolver as dez questões.

1º dia teve Henfil, ‘1984’ e Rosa Parks

Temas do primeiro dia do Enem 2018: Crise hídrica, feminismo no Miss Peru 2017, Todorov e a conquista da América, o ônibus de Rosa Parks, '1984' de George Orwell e carta de Henfil a Geisel — Foto: Reprodução

Temas do primeiro dia do Enem 2018: Crise hídrica, feminismo no Miss Peru 2017, Todorov e a conquista da América, o ônibus de Rosa Parks, ‘1984’ de George Orwell e carta de Henfil a Geisel — Foto: Reprodução

O primeiro dia do Enem 2018 pediu aos estudantes diversos conceitos de filosofia – de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra “1984”, de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da ONU e o “protesto feminista” feito pelas candidatas do Miss Peru 2018.

Redação sobre manipulação de dados

O tema pedido na redação aos estudantes que prestaram Enem foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A prova teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.

2º dia teve Minecraft e 30 minutos a mais

Avatares de alunos no MinecraftEdu, versão do jogo de cubos voltado à educação — Foto: Reprodução/ Minecraft

Avatares de alunos no MinecraftEdu, versão do jogo de cubos voltado à educação — Foto: Reprodução/ Minecraft

O segundo dia de provas do Enem 2018 teve questões sobre mutação genética, rastreamento de bagagem nos aviões e corrente elétrica dos peixes. Uma questão que se destacou foi inspirada no popular game Minecraft e exigiu dos candidatos conhecimentos para calcular a dimensão de um cubo.

Compartilhe  

últimas notícias