Diário de São Paulo
Siga-nos

Emocionante: entubado com Covid toca violino para agradecer cuidadores

Um estadunidense,Grover Wilhelmsen, gostaria de realizar algopara de alguma forma mostrar seu agradecimento ao corpo de saúde que lhe ajudou enquanto estava

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 20/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h25


“Lágrimas rolaram de meus olhos. Para toda a equipe ver um paciente fazendo isso enquanto intubado foi incríve”

Um estadunidense,Grover Wilhelmsen, gostaria de realizar algopara de alguma forma mostrar seu agradecimento ao corpo de saúde que lhe ajudou enquanto estava internado no Hospital McKay-Dee na cidade de Ogden, Utah, e perguntou se poderia tocar violino para enquanto estavam na unidade de terapia intensiva, para ajudar a levantar seu ânimo.

“Ele estava entubado e não conseguia falar, mas aprendi com as outras enfermeiras que ele é professor de orquestra aposentado. Toda a sua vida tocou e ensinou”, diz a enfermeira Ciara Sase, que diz que “cerca de uma dúzia de cuidadores se conheceram para assistir e ouvir “Grover.

Diante da situação, era Ciara Sase,  que estava cuidando de Grover quando soube de sua ideia de tocar. “Ele estava entubado e não conseguia falar, mas eu sabia pelas outras enfermeiras que ele é professor de orquestra aposentado. Ele tem tocado e ensinado sua vida inteira. ”

Ainda reportaCiara,  que Grover estava se comunicando com ela em um pedaço de papel e começou a contar a ela sobre sua história com a música e quanta alegria isso lhe traz. Ela diz: “Perto do meio do meu turno, ele escreveu: ‘Sabe, eu realmente quero tocar aqui no hospital. O que você acha de minha esposa trazer meu violino e viola? ‘

“Eu disse a ele: ‘Adoraríamos ouvir você tocar, isso traria muito brilho e positividade ao nosso ambiente.

Neste contexto, Clara e seus colegas de trabalho conversaram pensando sobre os detalhes, sobre como levar um instrumento para uma sala COVID e mantê-lo seguro e livre de danos. Ela também verificou com Jesse Mecham, MD, para determinar se seria apropriado. A equipe concordou que, contanto que Ciara ficasse em seu quarto para assistir a todas as suas linhas e tubos, eles conseguiriam.

A esposa de Grover por 47 anos, Diana, levou seu violino e viola para o hospital, junto com alguns livros de música. E então ele não apenas jogou, ele jogou por algumas horas por dois dias seguidos.

Todas as salas da UTI têm portas de vidro que são mantidas fechadas, diz Ciara, então ela ligou seu Vocera para que seus colegas pudessem ouvir Grover tocar através do vidro.

“Cerca de uma dezena de cuidadores se reuniram para assistir e ouvir na UTI”, diz ela. As canções incluíam o Tennessee Waltz e muitos hinos de igreja.

“Isso trouxe lágrimas aos meus olhos. Para toda a equipe ver um paciente fazendo isso intubado foi inacreditável ” , diz ela. “Mesmo estando tão doente, ele ainda foi capaz de avançar. Você pode ver o quanto isso significava para ele. Jogar ajudou a acalmar seus nervos e o trouxe de volta ao momento. ”

Matt Harper, RN, afirmou: “Foi honestamente chocante estar lá quando ele pegou o violino. Parecia que estava em um sonho. Estou acostumada a ver pacientes infelizes ou sedados durante a intubação, mas Grover transformou uma situação infeliz em algo positivo. Esta foi de longe uma das minhas memórias favoritas que tive na UTI. Foi uma pequena luz na escuridão de COVID. ”

“Esta foi de longe uma das minhas memórias favoritas que tive na UTI. Foi uma pequena luz na escuridão de COVID.”
Ciara afirma que Grover tentou várias vezes por alguns dias antes de ficar muito doente e precisar de sedação. “Eu ficava lá por uma hora e meia a duas horas cada vez que ele tocava”, diz ela.

“Depois, disse a ele o quanto éramos gratos e o quanto isso significava para nós”,  disse Ciara. “Antes de piorar, ele continuou a escrever coisas como, ‘É o mínimo que eu poderia fazer’ e ‘Eu faço isso por vocês, porque todos vocês estão se sacrificando muito para cuidar de mim . ‘”

“Ele realmente queria fazer isso como um agradecimento à equipe por cuidar dele”, disse Jared Sillito, RN. “Foi um verdadeiro incentivo ao moral para todos nós.”

“Ele realmente é especial e deixou uma marca em todos nós”, diz Ciara. “Quando comecei a chorar na sala depois que ele acabou de tocar, ele me escreveu: ‘Pare de chorar. Apenas sorria ‘, e ele sorriu para mim. ”

Depois de passar mais de um mês lutando contra COVID-19 em McKay-Dee, Grover teve recentemente alta da UTI para um centro de cuidados intensivos de longo prazo, onde se espera que se recupere.  Ele espera voltar para casa e colocar o COVID-19 para trás.

Sua esposa, Diana, ainda falou que no momento ele está fraco demais para tocar, mas quando recuperar as forças, pegará no violino e voltará à paixão pela música.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias