Diário de São Paulo
Siga-nos

Embaixador da Itália diz que conversou sobre Battisti com Bolsonaro

O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, visitou o presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (5) e disse que conversou com ele sobre

Embaixador da Itália diz que conversou sobre Battisti com Bolsonaro
Embaixador da Itália diz que conversou sobre Battisti com Bolsonaro

Redação Publicado em 05/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h57


Presidente eleito recebeu a visita do embaixador Antonio Bernardini nesta segunda-feira (5). Bolsonaro também conversou com o embaixador da China, Li Jinzhang.

O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, visitou o presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (5) e disse que conversou com ele sobre o caso Cesare Battisti.

O ex-ativista de esquerda foi condenado à prisão perpétua na Itália em 1993, sob a acusação de ter cometido quatro assassinatos no país nos anos 1970. Ele era membro do grupo Proletários Armados para o Comunismo (PAC). Battisti nega envolvimento nos homicídios e se diz vítima de perseguição política.

Ele mora no Brasil desde 2004. Em 2007, foi preso. O governo italiano pediu a extradição, mas, em 2009, o então ministro da Justiça Tarso Genro concedeu refúgio político a Battisti. No mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a palavra final sobre a extradição deveria ser do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O italiano Cesare Battisti em Cananeia (SP), em imagem de outubro de 2017 — Foto: G1

O italiano Cesare Battisti em Cananeia (SP), em imagem de outubro de 2017 — Foto: G1

No último dia do seu governo, em novembro de 2010, Lula negou a extradição. A Itália voltou a pedir para o governo brasileiro rever o caso. No entanto, o governo do presidente Michel Temer já afirmou que o assunto não tem sido tratado.

Em setembro de 2017, os advogados de Battisti entraram com um pedido no STF para impedir a possibilidade de Temer decidir extraditá-lo.

“Claro que falamos do caso”, disse o embaixador após a visita a Bolsonaro. “O caso Battisti é muito claro. A Itália está pedindo a extradição do Battisti, o caso agora é discutido com o Supremo Tribunal Federal. Esperamos que o Supremo vá tomar uma decisão no tempo mais curto possível”, concluiu.

O embaixador disse ainda que teve uma conversa “muito simpática” com o presidente eleito. “O nome Bolsonaro é de origem italiana”, observou.

De acordo com Bernardini, uma eventual visita de Bolsonaro à Itália vai ser definida no futuro.

Embaixador da China

Bolsonaro também recebeu na manhã desta segunda-feira (5) o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang.

Compartilhe  

últimas notícias