Diário de São Paulo
Siga-nos

Em todo o mundo, imigrantes vulneráveis diante do coronavírus

Com a interrupção dos programas de acolhimento, a suspensão dos procedimentos de asilo e a quarentena, os imigrantes na Europa estão mais vulneráveis ​​do que

Em todo o mundo, imigrantes vulneráveis diante do coronavírus
Em todo o mundo, imigrantes vulneráveis diante do coronavírus

Redação Publicado em 21/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h02


Na Grécia, dezenas de milhares de pessoas estão em campos em que não há instalações básicas de higiene

europa

Reprodução Imigrantes são ainda mais vulneráveis na Europa

Com a interrupção dos programas de acolhimento, a suspensão dos procedimentos de asilo e a quarentena, os imigrantes na Europa estão mais vulneráveis ​​do que nunca à nova pandemia de coronavírus .

Um exemplo disso foi experimentado em primeira mão pelo sírio Mahmud Ajluni, quando ele apareceu na quinta-feira em um governo de Berlim para obter sua nova autorização de residência e encontrou os escritórios fechados. “Eu recebi uma ligação”, explica esse jovem refugiado na Alemanha há cinco anos e que só possui um certificado provisório como documento de identidade.

Na Alemanha, onde vivem 1,3 milhão de requerentes de asilo e migrantes, os serviços públicos para eles estão quase paralisados. Algumas entrevistas, elementos-chave nesses processos de asilo, foram suspensas, segundo o Ministério do Interior. As autoridades também definiram as situações para apresentar o pedido de asilo. Eles só podem ser realizados se o candidato falhar no teste COVID-19 ou após um período de quarentena de 14 dias.

A Alemanha também interrompeu seus programas de acolhimento humanitário para refugiados da Turquia e do Líbano, embora tenha prometido este ano acolher 5.500 pessoas, a maioria sírias. Em geral, a pandemia põe em cheque o sistema de asilo em toda a Europa, enquanto a União Europeia fecha suas fronteiras externas por 30 dias.

Nesse contexto, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou que os requerentes de asilo não poderiam ser deixados sem recepção ou forçados a retornar. Na Alemanha, vários casos de contágio de refugiados forçaram as autoridades a impor medidas de quarentena nos centros de acolhimento de migrantes.

Em alguns desses centros, como o de Suhl, no leste do país, onde há 533 migrantes em quarentena, essa situação levou a brigas. Duzentos policiais tiveram que ser enviados como reforço e 22 pessoas foram transferidas para uma antiga prisão juvenil.

Voluntários e ONGs alertam que essas populações vulneráveis ​​são deixadas por conta própria. “As crianças continuam correndo pelos corredores”, explica Sophia, uma voluntária que cuida de várias famílias afegãs em um centro no nordeste de Berlim. “Há desinfetante para as mãos na entrada, mas nada mais”, continua essa mulher, que lamenta que as visitas a esses estabelecimentos sejam agora proibidas.

Na França, devido às medidas de confinamento e ao medo de ser infectado, há cada vez menos voluntários em Calais (norte), onde são encontrados cerca de dois mil imigrantes e não há mais distribuição de alimentos.

Se o vírus se espalhar em um campo de refugiados, será um desastre “, alerta Antoine Nehr, da ONG Utopia 56. Na Grécia, onde dezenas de milhares de pessoas, lotadas em campos, não têm instalações básicas de higiene, pode haver um “catástrofe humanitária”, de acordo com o deputado alemão Erik Marquardt, dos Verdes. “Se as pessoas não forem evacuadas das ilhas, ocorrerá uma catástrofe a médio prazo”, disse por telefone da ilha de Lesbos.

Atenas, por sua vez, impôs restrições estritas ao movimento de migrantes nas ilhas do Mar Egeu. Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) também lançaram uma campanha de informação sobre o vírus, mas, segundo o MEP “não adianta distribuir panfletos com conselhos de higiene (…) se as pessoas não conseguem manter distância porque dormem umas sobre as outras”.

IG

Compartilhe  

últimas notícias