Diário de São Paulo
Siga-nos

Em SP, 28 selecionados no Mais Médicos devem se apresentar nesta terça-feira

Vinte e oito médicos devem se apresentar nesta terça-feira (8) para preencher as últimas vagas deixadas pela saída dos cubanos do Programa Mais Médicos na

Em SP, 28 selecionados no Mais Médicos devem se apresentar nesta terça-feira
Em SP, 28 selecionados no Mais Médicos devem se apresentar nesta terça-feira

Redação Publicado em 08/01/2019, às 00h00 - Atualizado às 09h00


Médicos devem preencher últimas vagas deixadas pela saída de cubanos do programa do governo federal na capital.

Vinte e oito médicos devem se apresentar nesta terça-feira (8) para preencher as últimas vagas deixadas pela saída dos cubanos do Programa Mais Médicos na cidade de São Paulo.

Havia 72 cubanos que faziam parte do programa do governo federal na capital, mas a Secretaria de Saúde abriu mais 6 vagas, totalizando 78. Em dezembro, acabava o prazo para que os novos profissionais selecionados se apresentassem, mas cerca de 30% ainda não haviam comparecido e o prazo foi estendido.

Dos 78, 54 se apresentaram, mas 4 acabaram desistindo das vagas. A expectativa é que esses 28 profissionais compareçam a partir das 9h desta terça-feira para escolher os postos de saúde nos quais desejam trabalhar.

Segundo a Secretaria da Saúde, a rede pública da capital conta com cerca de 13 mil médicos, que atuam em quase 1 mil estabelecimentos de saúde. Os 50 médicos que se apresentaram em dezembro já estão efetivamente trabalhando nas unidades escolhidas.

Mudanças no programa

Em novembro, o governo de Cuba decidiu sair do programa social Mais Médicos, citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

O país caribenho enviava profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde desde 2013, quando o governo da então presidente Dilma Rousseff criou o programa para atender regiões carentes sem cobertura médica.

Em agosto, ainda em campanha, Bolsonaro declarou que “expulsaria” os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida. A promessa também estava em seu plano de governo.

Dias depois, o Ministério da Saúde publicou no “Diário Oficial da União” o edital com cerca de 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos. As vagas, abertas para substituir médicos cubanos, eram para profissionais brasileiros e estrangeiros que tivessem registro no CRM do Brasil.

Compartilhe  

últimas notícias