Diário de São Paulo
Siga-nos

R6: os operadores mais usados para ataque e defesa; veja os melhores

Com um total de 60 personagens disponíveis em Rainbow Six Siege, escolher bons operadores de ataque ou defesa pode ser uma tarefa complicada para os jogadores

R6
R6

Redação Publicado em 14/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h13


Confira quais são os principais agentes para utilizar em cada função no FPS da Ubisoft

Com um total de 60 personagens disponíveis em Rainbow Six Siege, escolher bons operadores de ataque ou defesa pode ser uma tarefa complicada para os jogadores e jogadoras do game. Para uma decisão ideal, diversos fatores devem ser levados em conta, como mapa, preferência pessoal e, principalmente, as características dos operadores. Confira uma lista com os melhores agentes para cada função, seja o usuário um novato ou alguém já mais experiente no jogo.

As características dos operadores incluem seu equipamento único, gadgets, armas primárias e secundárias, e estilos de jogo únicos. Escolher operadores que completam uns aos outros permitirá a construção da melhor equipe possível para as intensas partidas 5×5.

Ace

Ace — Foto: Divulgação/Ubisoft

Ace — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 1

O operador norueguês Havard “Ace” Haughland pode utilizar o rifle de assalto AK-12 ou a espingarda M1014 como suas armas primárias, além dos gadgets granada de fumaça e carga de demolição. As duas armas primárias podem ser mortais se bem utilizadas e personalizadas com vários acessórios. O atacante também conta com o Demolidor Aquático S.E.L.M.A., que consegue explodir superfícies frágeis e reforçadas, como pisos, tetos, escotilhas e paredes. Esse equipamento único torna Ace um forte invasor com potencial para abrir um muro inteiro. Ace é o personagem perfeito para jogadores e jogadoras que desejam preencher a posição de invasor dentro de sua equipe, mas também ter acesso a um bom equipamento.

Zofia

Zofia — Foto: Reprodução/Rainbow Six Siege

Zofia — Foto: Reprodução/Rainbow Six Siege

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 1

A polonesa Zofia Bosak, da Breslávia, conta com duas armas primárias poderosas, o rifle de assalto M762, de dano alto, e a metralhadora leve LMG-E, que conta com um alto número de balas. Seu equipamento único é o versátil KS79 LIFELINE, que usa uma tecnologia de projétil ativado eletronicamente e serve, por exemplo, para atordoamento dos rivais, prejudicando a audição ou causando um efeito de tontura, para abertura de passagens e detecção de inimigos em um ambiente. Sua pistola, uma RG15, também é uma vantagem do seu arsenal, uma vez que conta com a melhor mira do jogo. Boa para médias e longas distâncias, Zofia ainda pode se levantar por conta própria ao ser derrubada.

Hibana

Hibana — Foto: Reprodução/Rainbow Six Siege

Hibana — Foto: Reprodução/Rainbow Six Siege

  • Armaduras: 1
  • Velocidade: 3
  • Dificuldade: 1

A japonesa Yumiko Imagawa, mais conhecida como Hibana, também está entre os melhores operadores de ataque de Rainbow Six. Isso muito por conta do seu gadget principal, o X-KAIROS. Esse lançador de calibre 40 mm dispara projéteis explosivos que podem ser detonados simultaneamente e ajudam a criar linhas de visão ou novas passagens. Com três de velocidade, Hibana é ótima para rotacionar e rushar em silêncio. Além disso, conta com uma boa arma principal (a Type-89, apesar do seu pente menor que a média) e uma submetralhadora como secundária (Bearing 9), que vai ajudar a completar o serviço contra os adversários com uma taxa de tiro excelente.

Jackal

Jackal — Foto: Divulgação/Ubisoft

Jackal — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 3

Ryad Ramírez Al-Hassar, o Jackal, é um atacante muito poderoso, uma vez que conta com uma arma principal muito forte, a C7E, que oferece uma taxa de disparo alta e dano excelente – capaz de derrubar inimigos com 3 de armadura com quatro tiros. Ele ainda conta com uma doze como secundária, que possibilita quebrar superfícies não reforçadas com facilidade. Seu equipamento único é o Eyenox Modelo III, permitindo que o operador rastreie as pegadas de seus oponentes e expulse os espreitadores de seus esconderijos. Sua granada de fumaça também ajuda muito na hora de atrapalhar os rivais.

Blackbeard

Blackbeard — Foto: Divulgação/Ubisoft

Blackbeard — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 1

A vantagem de Craig “Blackbeard” Jenson, o Barba Negra, é o escudo enorme anexado à sua arma e que cobre sua cabeça e torso, tornando o operador resistente a um certo número de headshots, dependendo, ainda, do arsenal inimigo. O operador também conta com uma arma muito forte, a MK17 CQB, com alto dano e poucas balas, recomendada para aqueles jogadores com boa precisão.

Ash

Ash — Foto: Divulgação/Ubisoft

Ash — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 1
  • Velocidade: 3
  • Dificuldade: 2

Com 3 de velocidade, Eliza “Ash” Cohen, tem como principal vantagem sua agilidade e capacidade de se movimentar silenciosamente, rotacionando bem e surpreendendo os adversários. Seu gadget exclusivo é a munição explosiva de sua escopeta M120 CREM, que permite criar aberturas e brechas em superfícies frágeis. Ash tem apenas duas balas desse tipo disponíveis, então é preciso usá-las com inteligência, criando linhas de visão eficientes ou até distraindo e confundindo rivais. A pequena estatura de Ash também ajuda a operadora a escapar da mira dos adversários.

Thatcher

Thatcher — Foto: Divulgação/Ubisoft

Thatcher — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 1

Mike Baker, mais conhecido como Thatcher, é uma ótima opção para jogadores iniciantes. As granadas EMP, seu equipamento único, agem com simplicidade e eficácia, permitindo desabilitar os equipamentos eletrônicos utilizados pela defesa. Um agente de apoio valioso, Thatcher pode equipar as armas AR33 ou L85A2 – dois bons rifles de assalto que são considerados extremamente tranquilos de manusear.

Thermite

Thermite — Foto: Divulgação/Ubisoft

Thermite — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 1

Jordan Trace “Thermite” segue a mesma lógica de Thatcher, atendendo muito bem os jogadores iniciantes. Sua arma, a 556XI, também é tranquila de manusear, com um recuo fácil de controlar e um bom dano. Seu equipamento único, a Carga Exotérmica Explosiva Brimstone BC3, mais potente que explosivos de brecha normais, é capaz de detonar qualquer superfície, seja ela reforçada ou não. Combinar o gadget exclusivo de Thermite com as granadas de atordoamento do operador é uma boa tática para qualquer jogador e equipe.

Sledge

Sledge — Foto: Divulgação/Ubisoft

Sledge — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 1

O operador Sledge, também chamado de Seamus Cowden, é mais um agente da lista que funciona muito bem para jogadores iniciantes. Seu rifle de assalto L85A2 é suave, com um bom dano e recuo muito baixo. Além disso, o operador conta com uma SMG como arma secundária, de dano alto, que ajudará a completar o serviço em caso de falta de balas na arma primária. Com seu equipamento único, a marreta de demolição tática “O Tronco”, Sledge é capaz de demolir superfícies não reforçadas praticamente à vontade e de forma mais rápida que os explosivos.

Maverick

Maverick — Foto: Divulgação/Ubisoft

Maverick — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 1
  • Velocidade: 3
  • Dificuldade: 2

Erik Thorn “Maverick” é um operador que conta com inúmeras vantagens. Com 3 de velocidade, ele é uma opção silenciosa, fazendo muito pouco barulho durante a sua movimentação e sendo capaz de surpreender muitos adversários. O arsenal do agente também é bem eficiente, seja com a metralhadora M4, com mais balas, ou a AR-15.50, com menos. Já seu equipamento único, o maçarico Exotérmico-S, penetra qualquer superfície, inclusive paredes reforçadas e alçapões, permitindo criar buracos e linhas de visão. O maçarico de Maverick quase não faz barulho, mas fica sem combustível rapidamente. Lembrando que o operador faz isso tudo quase sem sofrer counter de outros operadores.

Defensores

Smoke

Smoke — Foto: Divulgação/Ubisoft

Smoke — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 2

James Porter, mais conhecido como Smoke, é um dos melhores defensores do jogo, além de ser uma ótima opção para iniciantes. Com um bom arsenal, o operador pode escolher entre a doze M590A1, com dano muito alto a curtas distâncias, a SMG primária FMG-9, com recuo baixíssimo e bom dano, ou a SMG-11, secundária, com um bom alcance e capaz de fazer um bom estrago caso o recuo seja controlado. Seu equipamento exclusivo, as granadas de gás tóxico podem ser detonadas à distância e são capazes de desorientar inimigos e causar dano.

Lesion

Lesion — Foto: Divulgação/Ubisoft

Lesion — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 1

O operador Lesion, também conhecido como Liu Tze Long, conta com uma arma excelente, a T-5 SMG, com um bom dano, um fire rate de 900, altíssimo para defesa, e recuo fácil de controlar. Já as Minas Gu, equipamento exclusivo do operador, além de serem capazes de ferir o oponente e de injetar uma toxina que limita a velocidade, oferecem uma boa noção de mapa ao defensor, caso ele lembre onde deixou a mina que foi acionada.

Echo

Echo — Foto: Divulgação/Ubisoft

Echo — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 3
  • Velocidade: 1
  • Dificuldade: 3

Um dos operadores mais banidos do jogo, o japonês Masaru “Echo” Enatsu é um operador de defesa muito forte. Ele possui um armamento poderoso, com a MP5SD, primária exclusiva dele, e a pistola-metralhadora Bearing 9, secundária, funcionando bem de forma complementar. Um silenciador é utilizado acoplado, impedindo que os adversários vejam de onde vieram os tiros disparados por Echo. Além disso, seus drones Yokai podem ser usados como uma espécie de câmera, vigiando os atacantes, ou para atordoar inimigos, sendo ainda difíceis de serem percebidos pelos adversários.

Kaid

Kaid — Foto: Divulgação/Ubisoft

Kaid — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 3
  • Velocidade: 1
  • Dificuldade: 2

Jalal El Fassi, mais conhecido com Kaid, conta com a “Rtila” Electroclaw como equipamento único. Esse gadget é capaz de eletrificar paredes reforçadas e alçapões, arame farpado e escudos ajustáveis, dificultando para o inimigo invadir qualquer instalação. Além disso, o agente marroquino conta com uma boa arma primária, a metralhadora AUG A3, e explosivos C4 entre seus gadgets secundários. Com 3 de armadura, Kaid também é um operador bem resistente, como mais chances de sobreviver bem à trocação.

Wamai

Wamai — Foto: Divulgação/Ubisoft

Wamai — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 2

O operador Wamai, do Quênia, conta com um arsenal muito forte e poderoso. Ele pode escolher entre sua MP5K, com fire rate muito bom e recuo fácil de controlar, e uma AUG A2, que é uma das melhores armas da defesa no quesito dano por segundo. Seu gadget principal é o sistema Mag-NET, que lança uma ferramenta que atrai e captura um projétil inimigo e, em seguida, se autodestrói para detoná-lo. Wamai consegue posicionar esses imãs onde ele quiser, sem precisar se expor e ainda conseguindo confundir os adversários.

Melusi

Melusi — Foto: Divulgação/Ubisoft

Melusi — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 1
  • Velocidade: 3
  • Dificuldade: 1

A especialista Thandiwe “Melusi” Ndlovu, agente sul-africana, tem boas opções no seu arsenal, incluindo, como armamento principal, a submetralhadora T-5 SMG, com 900 de fire rate e recuo fácil de controlar, ou a espingarda SUPER 90. Com 3 de velocidade, Melusi também é uma operadora rápida, fazendo rotações em silêncio pelo mapa e podendo surpreender seus adversários. O equipamento único da defensora é a Defesa Sônica Banshee: assim que um adversário se aproxima o suficiente, ativa um grito que o retarda. Pode ser destruída, mas é à prova de balas.

Rook

Rook — Foto: Divulgação/Ubisoft

Rook — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 3
  • Velocidade: 1
  • Dificuldade: 1

Julien “Rook” Nizan é capaz de proteger seus companheiros de equipe com sua habilidade única: a Blindagem R1N “Rhino”. Com ela, equipa seus colegas de time com coletes à prova de bala, fazendo que, com eles, tenham mais chance de sobreviver no jogo. Com 3 de armadura, é um operador bem resistente, aguentando muita bala e trocações. As armas MP5 e P90 são boas armas primárias: a primeira tem recuo mais fácil de controlar, enquanto a segunda cospe mais balas.

Doc

Doc — Foto: Divulgação/Ubisoft

Doc — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 3
  • Velocidade: 1
  • Dificuldade: 1

O francês Gustave Kateb, o Doc, segue uma linha de ação semelhante à de seu compatriota Rook, com as mesmas armas e o mesmo valor de armadura. A diferença está no seu equipamento único: com sua Pistola de Dose Estimulante, Doc pode usar seus dardos para curar seus companheiros à distância. Ao todo, o operador conta com três balas de dose estimulante.

Mira

Mira — Foto: Divulgação/Ubisoft

Mira — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 3
  • Velocidade: 1
  • Dificuldade: 3

A vantagem de Mira está no seu equipamento único, o Espelho Negro, que é unidirecional. Com ele, a operadora espanhola e seu time podem observar uma área do mapa sem serem vistos do outro lado, possibilitando um maior controle de informações de localização. Sua arma, a VECTOR .45 ACP, é muito poderosa, mas é preciso aprender a controlar o recuo para ser possível usá-la com eficiência.

Jäger

Jäger — Foto: Divulgação/Ubisoft

Jäger — Foto: Divulgação/Ubisoft

  • Armaduras: 2
  • Velocidade: 2
  • Dificuldade: 2

Um dos primeiros operadores lançados, Jäger, ou Marius Streicher, é um defensor muito forte. Ele tem uma das armas mais letais da defesa, a 416-C CARBINE, e um dos melhores gadgets, a Defesa ativa, ou ADS, capaz de destruir projéteis que se aproximam. Além disso, Jäger conta com suas defesas ativas disponíveis logo no início da partida – é possível posicionar todas elas e depois ficar livre para rodar o mapa.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias