Diário de São Paulo
Siga-nos

Em rede social, perfil do Paulistão nega que São Paulo tenha sido rebaixado em 1990

O São Paulo não foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990, isso de acordo com o próprio "Paulistão", que respondeu ao questionamento num jogo de "verdade

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 12/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h15


O São Paulo não foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990, isso de acordo com o próprio “Paulistão”, que respondeu ao questionamento num jogo de “verdade ou mentira” nas redes sociais do torneio.

A resposta do perfil foi curta: “Mentira”

– O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial.

A polêmica já dura mais de 30 anos. Num torneio de regulamento confuso, o São Paulo fez péssima campanha e não conseguiu chegar à fase final, que tinha 14 equipes.

O regulamento, porém, era claro num ponto: não haveria descenso naquele ano. Mesmo assim, deu confusão.

Ela se deu pelo fato de que a classificação no Paulista de 1990 determinava em que grupo cada equipe disputaria o Paulista de 1991. Os 14 melhores formariam o Grupo 1. Os demais jogariam no Grupo 2, que teria os 10 clubes que não avançaram em 1990 (caso do São Paulo), mais as quatro equipes que subiram da divisão especial naquele ano.

Além disso, não estava claro que os times do Grupo 2 teriam possibilidade de jogar pelo título ou se só para se classificarem para o Grupo 1 do ano posterior. No fim, o cruzamento foi determinado, o São Paulo sobrou num grupo contra equipes mais fracas e avançou até a final, quando venceu o Corinthians e foi campeão paulista de 1991.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias