Diário de São Paulo
Siga-nos

Em protesto, artistas pintam “Vidas pretas importam” na Avenida Paulista

Um grupo de artistas pintou no asfalto da Avenida Paulista, em São Paulo, na madrugada deste sábado (21) a frase "Vidas pretas importam". O ato foi um

Em protesto, artistas pintam “Vidas pretas importam” na Avenida Paulista
Em protesto, artistas pintam “Vidas pretas importam” na Avenida Paulista

Redação Publicado em 21/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h04


Frase no asfalto em frente ao Masp é protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas em loja do Carrefour, em Porto Alegre

Um grupo de artistas pintou no asfalto da Avenida Paulista, em São Paulo, na madrugada deste sábado (21) a frase “Vidas pretas importam”. O ato foi um protesto pela  morte do homem negro João Alberto Silveira Freitas numa loja da rede de supermercados Carrefour em Porto Alegre (RS) na noite de quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra.

Pintada em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a frase é uma referência ao movimento contra o racismo  “Black Lives Matter”, que teve origem nos Estados Unidos em 2013 e ganhou novo impulso após o assassinato do negro americano  George Floyd por policiais em maio deste ano em Minneapolis.

João Alberto foi espancado até a morte por um segurança da rede de supermercados Carrefour  e um policial na capital gaúcha. Segundo a delegada Nadine Farias Alfor, chefe da Polícia do Rio Grande do Sul, a certidão de óbito afirma que a morte ocorreu por asfixia. Porto Alegre, São Paulo e outras capitais registratam protestos nesta sexta pela morte de João Alberto, conhecido entre os amigos como “Nego Beto”.

O segurança da rede de supermercados e o policial militar foram presos em flagrante e devem responder por homicídio triplamente qualificado. João Alberto foi velado da manhã deste sábado, em Porto Alegre.

.
.
.
IG
Compartilhe  

últimas notícias