Diário de São Paulo
Siga-nos

Em meio a quarentena, universidades adotam vestibular digital

Estudantes que pretendiam ingressar em uma universidade particular no meio deste ano ainda não precisam adiar os planos por conta da pandemia do novo

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 11/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h30


Seleção on-line já foi adotada por pelo menos 12 instituições de ensino superior e tem pré-aprovação em três minutos

Estudantes que pretendiam ingressar em uma universidade particular no meio deste ano ainda não precisam adiar os planos por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Isso porque, em meio a impossibilidade de realizar provas presenciais, instituições de ensino superior estão começando a adotar o vestibular digital.

A modalidade de seleção permite que candidatos de todo o Brasil tentem uma vaga em uma faculdade sem precisar sair de casa. Além da prova, o vestibular digita l inclui em ambiente on-line também a inscrição e, após a aprovação, a matrícula no curso desejado.

O vestibular digital já foi adotada por 12 instituições de ensino no Brasil: FMU, Anhembi Morumbi, UniRitter, FBP, IBMR, UnP, UniFG, UniFacs, São Judas, Una e Belas Artes. O aluno que se interessar

De acordo com Alessandra Chemello, vice-presidente da Laureate Brasil, que comanda a FMU, a UniRitter e a IBMR, a decisão de adotar o modelo de vestibular on-line veio da necessidade imediata causada pela quarentena em função da pandemia de coronavírus, mas ela não descarta usar o método em seleções futuras.

“O atual momento que vivemos não apenas no Brasil, mas no mundo, requer iniciativas digitais inovadoras e pautadas em recursos de tecnologia da informação e comunicação”, afirma Alessandra, que acredita que o formato potencializa o acesso ao ensino superior.

A inovação é uma iniciativa do Amigo Edu, site que usualmente oferece bolsas de estudo em faculdades privadas. Segundo José Roberto Dantas, CEO da empresa, “Pensamos em um primeiro momento na praticidade e sustentabilidade de todo esse processo, mas em um momento mundialmente delicado, onde as pessoas têm receio de ir às ruas, o vestibular digital também se torna um aliado, pois garante que elas possam manter seus planos de estudar sem precisar sair de casa”.

Como funciona

O candidato interessado em fazer o vestibular digital deve acessar o site da universidade escolhida e clicar na área de Vestibular Digital. Ele será direcionado para a plataforma do Amigo Edu, onde realizará a inscrição e a prova. Imediatamente após terminar o exame o estudante já terá uma resposta se foi pré-aprovado ou não. Com esta pré-aprovação já é possível dar início ao processo de matrícula.

Apesar de a plataforma ser a mesma, cada instituição de ensino vai elaborar a sua prova de admissão , com diferentes critérios de avaliação e notas de corte. Também fica a cargo das universidades a taxa de inscrição, mas a maior parte delas adota a gratuidade.

Da mesma forma, as faculdades têm calendários autônomos. Algumas delas já estão com as inscrições para o vestibular digital abertas, mas é preciso verificar o cronograma diretamente no site da instituição. As provas podem acontecer em dias específicos ou em um modelo chamado de “mar aberto”, quando o exame fica aberto 24 horas todos os dias durante um período específico.

IG

Compartilhe  

últimas notícias