Diário de São Paulo
Siga-nos

Em jogo interrompido por chuva, Thiago Monteiro vai à final em Buenos Aires

Nem o dilúvio que atingiu a capital da Argentina neste sábado impediu mais uma vitória de Thiago Monteiro. Aos 27 anos, o brasileiro segue pavimentando seu

Em jogo interrompido por chuva, Thiago Monteiro vai à final em Buenos Aires
Em jogo interrompido por chuva, Thiago Monteiro vai à final em Buenos Aires

Redação Publicado em 23/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 23h09


Brasileiro derrota o argentino Francisco Cerúndolo por 2 sets a 1 e brigará pelo título do Challenger

Nem o dilúvio que atingiu a capital da Argentina neste sábado impediu mais uma vitória de Thiago Monteiro. Aos 27 anos, o brasileiro segue pavimentando seu caminho entre os 100 melhores do mundo no tênis. Em confronto válido pelas semifinais do Challenger de Buenos Aires, o atual número 92 do ranking da ATP despachou o terceiro favorito ao título, o argentino Francisco Cerúndolo (#116), por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 6/3, e assegurou a vaga na final do torneio.

Thiago Monteiro vence e vai à final do Challenger de Buenos Aires — Foto: Reprodução/Legíon Sudamericana

Thiago Monteiro vence e vai à final do Challenger de Buenos Aires — Foto: Reprodução/Legíon Sudamericana

Cabeça de chave número 1 da competição, Thiago Monteiro chegou a sua quarta vitória consecutiva em Buenos Aires, todas sobre adversários argentinos. A vaga na final, no entanto, levou 2h35 para ser definitivamente sacramentada. Isso porque, além das disputas ponto a ponto em quadra, o jogo acabou interrompido no início do primeiro set por conta da chuva na capital argentina.

Monteiro chegou nas semifinais depois de uma verdadeira batalha sobre outro argentino, Tomás Etcheverry (#138), por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 7/5. A passagem do brasileiro pela capital argentina, aliás, trouxe outros desafios para o cearense fora das quadras. Antes das quartas de final, ele chegou a ter o quarto de hotel furtado, sofrendo um prejuízo de mais de R$ 22 milNeste sábado, a resiliência do atleta foi mais uma vez colocada à prova.

Apesar de levar a melhor no primeiro set por 6 a 1 após a interrupção por conta da chuva, Monteiro foi superado pelo anfitrião por 6 a 2 na segunda parcial, o que levou a decisão da vaga para o terceiro set. Com 74% de aproveitamento do primeiro serviço, o brasileiro recuperou o ímpeto inicial e controlou melhor as ações, fechando em 6/3.

Com a vaga na final, Monteiro espera o vencedor do duelo entre os argentinos Sebastián Báez e Juan Manuel Cerúndolo para brigar pelo seu 7º título. Será a sua 10ª participação em decisões de Challenger.

Mantido no Top 100

A classificação para a decisão também mantém o brasileiro no Top 100 da ATP. Um feito justificado por grandes atuações no circuito, a exemplo do Challenger de Braga, em Lisboa, onde foi campeão. A posição no ranking ainda o rendeu a participação na chave principal do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, algo que não ocorria há mais de dois anos em torneios deste nível. Depois de herdar a vaga após duas desistências, ele acabou superado pelo norte-americano Tennys Sandgren, número 102 do mundo, que levou a melhor por 2 sets a 0, parciais de 6/4, 6/3.

Thiago Monteiro com o troféu do Challenger de Braga — Foto: Sara Falcão / FPT

Thiago Monteiro com o troféu do Challenger de Braga — Foto: Sara Falcão / FPT

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias