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Em crise, Orquestra Sinfônica Brasileira cancela apresentações

Com 76 anos de existência e mais de 5 mil concertos realizados, a Orquestra Sinfônica Brasileira enfrenta uma grave crise. Sem dinheiro, a OSB cancelou 11

Em crise, Orquestra Sinfônica Brasileira cancela apresentações
Em crise, Orquestra Sinfônica Brasileira cancela apresentações

Redação Publicado em 18/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h30


Instituição precisa de R$ 15 milhões para fechar o orçamento do ano.
Com patrocinadores saindo, músicos buscam solução.

Com 76 anos de existência e mais de 5 mil concertos realizados, a Orquestra Sinfônica Brasileira enfrenta uma grave crise. Sem dinheiro, a OSB cancelou 11 apresentações desde junho e mais 12 previstas até o fim do ano foram suspensas.

Como mostrou a Globonews, os salários de 180 músicos e funcionários estão atrasados em setembro e os planos de saúde estão suspensos. Apesar da crise, os ensaios seguem, e os músicos planejam a troca das apresentações para lugares mais baratos e alterações no repertório para músicas de domínio público, que não precisam de pagamento de direitos para serem executadas.

“Cada um de nós se identifica muito com a marca da OSB. É como carregar no peito [os dizeres] ‘Eu sou da OSB’. Então, ver essa instituição ameaçada realmente nos preocupa muito”, lamenta o presidente da comissão de músicos da OSB, Nicolay Sapoundjiev.

O orçamento para 2016 era de R$ 26 milhões. A direção já entrou o ano devendo R$ 5 milhões, e ainda precisa de R$ 15 milhões para fechar a conta. A orquestra é uma instituição privada. Entre as razões do panorama atual da OSB está o cancelamento de patrocinadores, devido a crise financeira que atinge o país – de 2015 para 2016 a orquestra perdeu metade dos investimentos. A Prefeitura do Rio, que já chegou a contribuir com R$ 6 milhões em 2013, em 2016 ficou de contribuir com R$ 2,5 milhões, mas isso ainda não aconteceu, ainda segundo a reportagem da Globonews.

Apesar da crise, a vice-presidente do sindicato dos músicos do Rio de Janeiro, Débora Cheyne, acredita em novas oportunidades para rediscutir e reforçar o valor da música de concerto. “Se costuma dizer que a crise é um momento onde a criatividade entra em ebulição. Então temos que turbinar essa ebulição e pensar, repensar não só a OSB, mas a função de uma orquestra sinfônica dentro de uma sociedade. A OSB não vai acabar, a OSB não pode acabar”, afirma;

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