Diário de São Paulo
Siga-nos

Eleitores alegam que foram impedidos de justificar voto em São Paulo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia informado em setembro que, caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, poderiam justificar o voto

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 15/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 21h25


Segundo o TSE, a justificativa poderia ser feita em qualquer seção eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia informado em setembro que, caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, poderiam justificar o voto presencialmente, em qualquer seção eleitoral. Porém, não é isso o que foi visto em São Paulo.

Eleitores da capital paulista relataram, neste domingo, que foram impedidos de realizar o processo e as justificativas foram negadas em escolas da Zona Sul da cidade. Em entrevista publicada pelo G1, o eleitor Paulo Henrique, que mora em São Paulo há cinco anos, mas seu título de eleitor é de Divinópolis, em Minas Gerais, relatou que tentou justificar seu voto pelo aplicativo, não conseguiu e foi até o Colégio Objetivo, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

“Me dirigi à zona eleitoral, procurei informação com os mesários e fui informado que, devido à pandemia, a justificativa do voto só poderia ser feita pelo app ou através do site do TSE dentro de 60 dias”, alegou.

Já Victor Bussiki foi em duas escolas diferentes e teve o mesmo problema. Primeiro ele compareceu a Escola Estadual Mildre Álvares, no Ipiranga, Zona Sul, e foi informado de que a justificativa só poderia ser feita pelo aplicativo. Em seguida, foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Abrão Huck, no Sacomã, Zona Sul, e obteve a mesma resposta. Ao falar com o supervisor dos mesários, recebeu a informação que não tinham como dar o comprovante e que, em 10 dias, poderia ir em um cartório para emitir.

“Eu fiquei incomodado com essa informação, porque não é o que foi informado para a população. Eles só disseram que eu tinha até 60 dias para justificar.”

Durante todo o domingo, houve instabilidade no aplicativo e-Título, segundo o TSE, devido ao alto número de eleitores acessando a ferramenta. A orientação do tribunal para o eleitor que tiver algum problema com o aplicativo é tentar novamente alguns minutos mais tarde.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias