Diário de São Paulo
Siga-nos

El Clásico volta ao Bernabéu após dois anos e terá casa quase cheia em meio a canteiro de obras

Diz o ditado que é impossível trocar o pneu com o carro andando. Mas o Real Madrid está fazendo algo parecido e tendo sucesso por enquanto. As obras da grande

El Clásico volta ao Bernabéu após dois anos e terá casa quase cheia em meio a canteiro de obras
El Clásico volta ao Bernabéu após dois anos e terá casa quase cheia em meio a canteiro de obras

Redação Publicado em 20/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h09


Duelo entre Real Madrid e Barcelona é o primeiro no estádio desde março de 2020 por conta da pandemia e de reforma. Clube viabiliza maneira de mandar grandes jogos no local enquanto modifica estrutura

Diz o ditado que é impossível trocar o pneu com o carro andando. Mas o Real Madrid está fazendo algo parecido e tendo sucesso por enquanto. As obras da grande reforma do Santiago Bernabéu seguem a todo vapor no coração da capital espanhola, enquanto o estádio também continua em operação e recebendo grandes jogos, como o clássico contra o Barcelona, neste domingo, que terá um reencontro com o palco.

Santiago Bernabéu obras — Foto: Jorge Natan

Santiago Bernabéu obras — Foto: Jorge Natan

A torcida merengue está há mais de dois anos sem poder ver sua equipe enfrentar o maior rival em sua casa tradicional – o último clássico no Bernabéu ocorreu em março de 2020. A versão madrilenha do mais esperado confronto de cada temporada de LaLiga ficou fora do estádio em 2021, quando o clube aproveitou a pandemia da Covid-19 para mandar suas partidas no Alfredo Di Stéfano, dentro do CT de Valdebebas, ficando sem utilizar o tradicional estádio enquanto não poderia receber os fãs. Assim, enxergou uma oportunidade para dar início às obras de uma enorme reforma.

Parte interna do estádio tem obras à beira do gramado — Foto: Jorge Natan

Parte interna do estádio tem obras à beira do gramado — Foto: Jorge Natan

A primeira fase, com mudanças mais profundas na estrutura e em parte das arquibancadas, foi colocada em prática entre março de 2020 e setembro de 2021. A estratégia foi fazer, durante o afastamento dos torcedores pela pandemia, tudo que demandava o fechamento do estádio por um período. Passada esta etapa, o Bernabéu poderia seguir operando normalmente em dias de jogos.

Chama a atenção como o estádio consegue ser palco de partidas grandiosas, como o clássico deste domingo, enquanto também é um enorme canteiro de obras. Durante a semana, as máquinas tomam conta do entorno, que tem parte das vias fechadas e circulação controlada. À beira do campo, é possível ver operários, tratores e guindastes trabalhando intensamente, enquanto funcionários cuidam do gramado para os jogos.

Trator e operários: cenário no Bernabéu é de canteiro de obras — Foto: Jorge Natan

Trator e operários: cenário no Bernabéu é de canteiro de obras — Foto: Jorge Natan

Quando chega um dia de partida, o Real “dá um jeitinho” na casa: guarda as máquinas, cobre com lona os locais onde as obras se concentram e deixa tudo pronto para que os fãs possam tomar conta das arquibancadas com segurança. O clube tenta, aos poucos, viabilizar diferentes setores para receber mais fãs – no confronto contra o PSG, o Real pôde vender 2.500 ingressos a mais do que vinha fazendo, após liberar um espaço nas “gradas”.

Uma das arquibancadas ainda passa por reforma estrutural — Foto: Jorge Natan

Uma das arquibancadas ainda passa por reforma estrutural — Foto: Jorge Natan

O mesmo ocorrerá contra o Barça, quando a expectativa é de mais de 67 mil pessoas no estádio. Ou seja, El Clásico deste domingo terá casa quase cheia no Bernabéu, que tem capacidade máxima para 81 mil torcedores.

O novo Bernabéu

O projeto do novo Bernabéu é grandioso, como demanda o palco, encravado no coração da capital espanhola. A intenção é ter um “estádio de século XXI”, com um design moderno, infraestrutura renovada, maior funcionalidade para os fãs. Um Bernabéu “assombroso”, como diz o próprio clube quando explica o projeto.

A expectativa é que a reforma seja concluída no ano que vem, para a temporada 2023/24. Haverá, ainda, obras nos estacionamentos, que serão finalizados até 2025. O projeto tem como pilares dar uma nova cara ao lendário estádio, que passará a ter uma cara mais “moderna” com a fachada composta por placas de aço, e torná-lo multifuncional, podendo receber, além dos jogos do Real Madrid, shows, jogos de outras modalidades e até mesmo feiras e convenções.

Para isso, o clube está investindo em uma cobertura retrátil, que poderá ser modificada entre aberta e fechada de acordo com a ocasião. O gramado também terá uma tecnologia inovadora, na qual será dividido em enormes placas verticais, que permitirão que ele seja retirado e realocado em um subsolo, sendo preservado quando houver eventos que necessitem de outro tipo de piso.

Iniciada em 2019, a remodelação começou com a parte estrutural do estádio e teve um orçamento inicial estimado de 575 milhões de euros (aproximadamente R$ 3,3 bilhões), pagos ao longo de 25 anos.

Real Madrid e Barcelona se enfrentam no último El Clásico da temporada 2021/22 no próximo domingo, às 17h (de Brasília). O clube merengue é o líder do Campeonato Espanhol com 66 pontos, 15 a mais que o rival, que vem na terceira colocação.orge Natan

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias