Diário de São Paulo
Siga-nos

Eduardo Bolsonaro descarta apoio do PSL a Maia: ‘outras preferências’

O deputado federal Eduardo Bolsonaro ( PSL-SP ), filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) descarta o apoio de seu partido ao atual presidente da

Eduardo Bolsonaro descarta apoio do PSL a Maia: ‘outras preferências’
Eduardo Bolsonaro descarta apoio do PSL a Maia: ‘outras preferências’

Redação Publicado em 10/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h08


O deputado federal Eduardo Bolsonaro ( PSL-SP ), filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) descarta o apoio de seu partido ao atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa pelo comando da Casa em fevereiro do ano que vem.

Questionado pelo blog neste sábado (8), ele disse que o partido – que elegeu a segunda maior bancada da Casa – tem “outras preferências”.

Perguntado sobre o motivo pelo qual o PSL não vê Maia como um bom candidato, ele argumentou que o deputado teria se articulado com o PT – maior bancada da Câmara – para se eleger para o comando da Casa no atual mandato. O PT é o principal adversário de Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro ressalta que Maia tem bom trânsito na direita e seria melhor do que o PT mas, reafirma que o PSL “tem outras preferências”.

“Olha, todos sabemos que ele chegou articulando e conversando muito com o pessoal do PT. Não foi à toa que matérias como a CPI da UNE, dentre outras, não foram adiante. Por outro lado, ele transita bem pela direita. Seria muito melhor Maia do que alguém do PT no comando da Casa, pode ter certeza disso, tanto que ele coloca adiante pautas como a comissão da escola sem partido, desarmamento, mas existem outras preferências”, afirmou ao blog.

“Até mesmo se você perguntar para o Maia se ele quer que Eduardo Bolsonaro seja o próximo presidente da Câmara, certamente ele vai dizer que tem outras preferências”, concluiu o deputado.

O blog perguntou, então, se o próprio Eduardo é candidato à Presidência da Câmara – o que ele negou. “Não, não, não. Até porque tem aquela corrente, tenho 34 anos, e tem aquela corrente que tem que ter mais de 35 anos para assumir a Presidência, porque entra na linha sucessória. Mas é uma questão de preferência”.

Entre os nomes de preferência do PSL, ele citou os deputados João Campos (PRB-GO), Alceu Moreira (MDB-RS) e JHC – João Henrique Caldas (PSB-AL).

Ele defende que o PSL não tenha candidato, porque a bancada tem muitos deputados novatos. “Ser presidente nao é tarefa fácil, ano que vem a oposição vai ser grande, raivosa, e está se organizando para obstruir matérias, então o PSL tem que colocar pessoa com experiência para assumir o comando da mesa, e muito disso será conversado com Bivar”.

Bivar é Luciano Bivar, presidente do PSL e deputado federal. Em entrevista ao blog neste domingo (9), Bivar disse que o partido “pode até abrir mão” de candidato em nome de um perfil que consiga “viabilizar” as reformas. “Não temos essa vaidade de ter candidato, precisa aglutinar, João Campos é um nome, sim”.

O presidente do PSL disse que não tem restrição a Rodrigo Maia. “Minha preocupação com Rodrigo Maia é que ele, atrás de votos, possa comprometer alguma das reformas. Por exemplo, a trabalhista”, afirmou Bivar.

Na quarta-feira (12), a bancada vai se reunir para discutir, entre outros, este assunto.

O deputado Delegado Valdir (PSL-GO) deve ser encaminhado como líder do partido na Câmara, segundo Bivar. Valdir contou ao blog que, na semana passada, Bolsonaro pediu a ele e ao senador Major Olímpio (PSL-SP), em reunião, que o PSL não tenha candidato na Câmara “em nome da governabilidade”. “É um pedido dele, vamos acatar”.

Compartilhe  

últimas notícias