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Edson Mackeenzy: Micromultinacionais e o Pensamento Global

Antes de falarmos do mais importante, vamos eliminar o equívoco coletivo de que apenas grandes corporações, aquelas que faturam milhões de dólares por ano, é

Edson Mackeenzy: Micromultinacionais e o Pensamento Global
Edson Mackeenzy: Micromultinacionais e o Pensamento Global

Redação Publicado em 07/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h49


Micromultinacionais e o Pensamento Global

Antes de falarmos do mais importante, vamos eliminar o equívoco coletivo de que apenas grandes corporações, aquelas que faturam milhões de dólares por ano, é que podem operar globalmente. Na realidade, é possível desenvolver e ter multinacionais de qualquer tamanho.

O conceito de micromultinacional é uma forma de capacitar novos empreendedores a pensar, desde muito cedo, como eles podem ter uma inteligência global, mesmo que eles ainda estejam agindo localmente.

O Brasil, por possuir dimensões continentais, pode fazer com que o empreendedor se acomode com o mercado interno e esqueça de pensar globalmente. Porém, com o mundo cada vez mais interligado, é crucial ter uma cultura globalizada. As conexões hoje são mundiais, falamos com pessoas de todos os cantos através das nossas redes sociais, então por que não aplicar essa globalização na sua empresa? Precisamos entender e saber mapear onde está o cliente ideal e, nem sempre, ele está no lugar que você acha ou espera.

Outro ponto de atenção para os empreendedores é com relação à procura por novos mercados. Infelizmente muitos são atraídos pelo Vale do Silício, mas como costumo dizer para quem vai enfrentar a concorrência, pode ser um suplício. E vou explicar o motivo. Existem mercados tão grandes externamente e que podem pagar tão bem pelo seu produto que fixar apenas em um único país pode se tornar um obstáculo. Por isso, aconselho que volte para a prancheta e refaça suas pesquisas para entender quais países podem aderir com facilidade ao seu produto.

Falando em produto, quando a empresa pensa e age globalmente, consegue trazer novidades com muita velocidade para seu próprio negócio. Pense no CEO, empresário ou fundador de uma empresa que pensa globalmente. Pensou? Imagine o quanto que ele é capaz de estimular o resto do time e, essa cadeia de pensamentos e estímulos se transforma em busca por informações e novidades que, com a capacitação apropriada, podem ser aplicadas na empresa.

Internamente a globalização também acontece por meio da contratação de funcionários, trainees ou estagiários de outros países. Esse intercâmbio é extremamente rico para a empresa não apenas fomentar novas oportunidades, mas também para a cultura da companhia, tornando o ambiente mais diverso.

Outro ponto positivo com relação às micromultinacionais tem a ver com incentivo fiscal. Existem países que oferecem incentivo fiscal para empresas, como por exemplo o Paraguai, que vem absorvendo muitas das nossas corporações têxteis e de brinquedos, simplesmente porque o incentivo fiscal é muito melhor. Essa atuação externa ajuda a empresa não só a internacionalizar sua atuação, como também a ser mais competitiva dentro do seu mercado.

É importante destacar também que muitas vezes as pequenas e micro empresas não recebem tanto valor quando sua atuação é voltada apenas para o mercado interno, porém quando essa empresa sai do país e consegue se estabelecer no mercado global, esse cenário muda. Apesar de internamente o mercado brasileiro ser o mesmo, a empresa está diferente e, consequentemente, o mercado passa a valorizar mais o seu trabalho, a sua entrega.

Edson Mackeenzy é investidor de Startups e mentor de negócios em busca de escalabilidade, aceleração e internacionalização. Em 2004, fundou a primeira plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, o Videolog.tv, e, em 2013, foi reconhecido como um dos empreendedores mais influentes do Brasil pela revista IstoÉ Dinheiro.

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